12 de mai de 2018

Publicado em:

Pode comer sem culpa! Produção de chocolate está ajudando Brasil a recuperar Amazônia

saúde


É isso mesmo! Paixão nacional (para não dizer global!), o chocolate está contribuindo para recuperar áreas degradadas na Amazônia. E o mais legal é que quem está ajudando nesse processo são os próprios pecuaristas, que anteriormente destruíram essas áreas com atividades pecuárias.

A iniciativa é encabeçada por fundos ambientais internacionais, como o Fundo Amazônia e o The Nature Conservacy, que estão oferecendo apoio financeiro a produtores da região dispostos a investir no cultivo de cacau.

E por que o cacau? Simples: estudos mostraram que o cultivo do fruto é cinco vezes mais lucrativo do que a pecuária, não desmata e ainda ajuda a recuperar o que foi desmatado. Isso porque uma plantação de cacau ocupa uma área relativamente pequena para cultivo, não apresenta necessidade de expansão constante e, o mais bacana, imita as condições de uma floresta original, ajudando a restaurar plantas nativas e espécies selvagens, garantir a conservação da água e absorver mais dióxido de carbono. É ou não é um execelente negócio?

Por enquanto, 1.700 km² de pastos degradados na Amazônia já foram recuperados graças ao cultivo de cacau e a previsão é de que esse montante cresça cada vez mais. Para ter uma ideia, a Associação das Indústrias Processadoras de Cacau estima que a produção brasileira do fruto dobre até 2028, chegando a cerca de 400 mil toneladas/ano, e impulsionando também o mercado externo de chocolate.

Uma oportunidade e tanto para a economia do país – que pode voltar a figurar entre os principais produtores de cacau do mundo, depois do triste episódio com o fungo Vassoura de Bruxa, que devastou as plantações nacionais nos anos 90. E, tudo isso, restaurando nossa Amazônia!

Por 

Fonte: http://thegreenestpost.com/pode-comer-sem-culpa-producao-de-chocolate-esta-ajudando-brasil-a-recuperar-amazonia/

Alfredo de Pontal

Autor & Editor

O portal Águas de Pontal abre as cortinas para mostrar o grande espetáculo da vida proporcionado pela Mãe Natureza e seus atores: o ser humano íntegro voltado à reconstrução.

 

Não perca nossas publicações...

Inscreva-se agora e receba todas as novidades em seu e-mail, é fácil e seguro!

Desenvolvido por YouSee Marketing Digital - Nós amamos o que fazemos
| Hosted in Google Servers with blogger technology |: