26 de mai de 2018

Publicado em:

Fortaleza Nossa Senhora do Prazeres - Ilha do Mel

destaques




Único exemplar de arquitetura militar do seculo XVIII no Paraná, foi construída entre 1767 e 1770; localizada na porção norte da Ilha do Mel, na entrada da baia de Paranaguá, no sopé do Morro da Baleia.

Foi construída com recursos oficias da Junta da Fazenda e com contribuição financeira e de mão de obra dos moradores da Vila de Paranaguá.

Armada com artilharia e recebeu um pequeno destacamento militar, no seculo XX e uma nova bateria com mais 4 canhões na parte superior do morro. 

Seu mais conhecido acontecimento ficou conhecido como o "Incidente Cormarant". Em 1850 canhões foram disparados contra o navio de guerra da frota inglesa.



Autorizado pelo governo inglês a abordar embarcações suspeitas,o Cormarant perseguiu a apreendeu três navios brasileiros na Baía de Paranaguá. Os ingleses não confirmaram a suspeita pois a carga havia desaparecido. 

Este fato encorajou alguns moradores da Ilha que com alguns militares, tomaram a fortaleza e dispararam contra o navio inglês. No final a Inglaterra exigiu reparações e depois disso encerrou se a questão.



A Fortaleza Nossa Senhora dos Prazeres foi tombada como patrimônio histórico nacional em 1938. Em 1954 foi desativada e está sob os cuidados do IPNHAN.


Texto Camilla Campestrini
Turismóloga especialista em gestão ambiental e desenvolvimento sustentável.

Fonte: https://mergulhoparana.blogspot.com.br/

Alfredo de Pontal

Autor & Editor

O portal Águas de Pontal abre as cortinas para mostrar o grande espetáculo da vida proporcionado pela Mãe Natureza e seus atores: o ser humano íntegro voltado à reconstrução.

 

Não perca nossas publicações...

Inscreva-se agora e receba todas as novidades em seu e-mail, é fácil e seguro!

Desenvolvido por YouSee Marketing Digital - Nós amamos o que fazemos
| Hosted in Google Servers with blogger technology |: