17 de mai de 2018

Publicado em:

Estudantes em Camarões produzem botes reutilizando garrafas PET

destaques

O intuito do projeto Madiba & Nature, iniciativa de alunos camaroneses, é conscientizar a população sobre o descarte indevido do material.



Milhares de garrafas de plástico são utilizadas – e descartadas – diariamente em todos os lugares do mundo. Em Camarões, país da África Central, não é diferente, e ao notar os problemas que o uso assíduo e descarte incorreto desse material causavam na cidade de Kribi, Essome Ismael, um jovem empreendedor, decidiu fazer algo a respeito e a Madiba & Nature é o resultado desta ação.

Ele iniciou um projeto junto a jovens estudantes para recolher e reaproveitar as garrafas descartadas de um modo que fosse útil para a população da cidade: montando botes flutuantes. De acordo com Ismael, a região ribeirinha na qual o projeto foi fundado tinha uma grande necessidade de barcos para pesca, e os botes de garrafa poderiam suprir essa necessidade, além de prevenir que enchentes causadas pela poluição plástica nos córregos da cidade voltassem a acontecer.


Local de onde integrantes do projeto recolheram garrafas descartadas incorretamente | Foto: Madiba&Nature/Reprodução

Cerca de mil garrafas de plástico são reutilizadas para fazer uma embarcação, que leva aproximadamente uma semana para ser construída. Para isso, os estudantes camaroneses passaram a recolher garrafas tanto em Kribi como nas cidades vizinhas.

Expansão do projeto

Além das canoas feitas de garrafa, que foram o pontapé inicial do projeto, agora a Madiba & Nature produz também outros objetos de uso, como móveis, objetos decorativos e até mesmo casas ecológicas, como explicam em sua página no Facebook. “Nós também auxiliamos a promover para pessoas, comunidades, associações, companhias ou estados os princípios da economia circular para garantir a sustentabilidade de sistemas e construir um mundo mais verde.”

http://www.aguasdepontal.com/2018/05/energias-renovaveis-ja-empregam-103.html

Para expandir o acesso da população a esses conhecimentos, eles oferecem cursos e treinamentos para voluntários, participam de workshops abertos e compartilham suas experiências com as comunidades locais. “Queremos contribuir na criação da maior geração de ‘faça você mesmo’, recicladores e reutilizadores a fim de promover a conservação da natureza e a diversificação de oportunidades de negócios no setor verde.”


Por Emily Santos é aluna de Jornalismo, tem paixão por animais, pela natureza e por livros. Caçula de seis irmãos, criada na Bahia, ela retornou à metrópole paulistana para cursar faculdade e descobrir novos horizontes.

Fonte: http://ciclovivo.com.br/inovacao/inspiracao/estudantes-em-camaroes-produzem-botes-reutilizando-garrafas-pet/

Alfredo de Pontal

Autor & Editor

O portal Águas de Pontal abre as cortinas para mostrar o grande espetáculo da vida proporcionado pela Mãe Natureza e seus atores: o ser humano íntegro voltado à reconstrução.

 

Não perca nossas publicações...

Inscreva-se agora e receba todas as novidades em seu e-mail, é fácil e seguro!

Desenvolvido por YouSee Marketing Digital - Nós amamos o que fazemos
| Hosted in Google Servers with blogger technology |: