11 de mai de 2018

Publicado em:

11/05 – Dia de Bike ao Trabalho: confira os eventos que vão acontecer

variedades

O objetivo é mobilizar organizações e indivíduos para incentivar o uso da bicicleta como meio de transporte, por mais saúde, menos poluição nas cidades e um clima mais seguro.



De Fortaleza a Curitiba, de Cuiabá a Vitória, cidadãos e empresas de vários cantos do país realizam hoje diversas ações para mostrar que andar de bicicleta pode ser mais do que uma opção de esporte e lazer. Cada vez mais, a bicicleta passa a integrar a rotina de deslocamento dos brasileiros. Este é o objetivo da ONG Bike Anjo que, com sua rede de voluntários, vem ajudando as pessoas a andar de bicicleta, traçar rotas e itinerários mais seguros. Dessa forma, contribui para tornar possível o uso da bicicleta no dia a dia.

E por que não começar pelo trajeto até o trabalho? Desde 2013, a rede Bike Anjo incentiva organizações e indivíduos a participarem do Dia de Bike ao Trabalho, na segunda sexta-feira do mês de maio. Cafés da manhã nas empresas, oficinas de bicicleta nas ruas, pit stops informativos e palestras no local de trabalho são algumas das ações de apoio ao uso da bicicleta organizados anualmente.

Este ano, a Bike Anjo vai oferecer um café da manhã para os funcionários do aeroporto internacional de Vitória (ES), que acaba de ser reformado, com direito à oficina de pequenos reparos em bicicletas e dicas de segurança. Em São Paulo, o prédio Victor Malzoni, onde funciona a sede da Google, vai promover um café para 200 ciclistas, com distribuição de kits para bicicleta.

A administração pública também se mobiliza. O Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA) fará uma mobilização para incitar os servidores a irem de bicicleta até a esplanada e participarem do evento Café sobre Rodas, com café e palestra para os ciclistas e interessados a utilizar a bicicleta como meio de transporte. Servidores que já utilizam a bike para ir ao MAPA vão responder às perguntas dos futuros usuários. Já a prefeitura de Fortaleza, conhecida por suas políticas de apoio à mobilidade por bicicleta, vai espalhar tendas com café da manhã e oficinas de reparo de bicicletas por toda a capital, a partir das 05:30h da manhã de sexta-feira.

Empresas como a Tembici, que opera o sistema de compartilhamento de bicicleta em várias cidades do país, também participa da campanha, com a distribuição de códigos de desconto de uso diário através das suas redes sociais (Facebook e Instagram). O Carrefour em São Paulo organiza palestra para funcionários, orientando sobre como se locomover de forma segura na cidade, e café da manhã para quem for de bike.

No mesmo dia, das 09:30 às 13:00h, a Bike Anjo organiza no SESC Pinheiros, em São Paulo, o evento “De Bike ao Trabalho 2018 – A Bicicleta pela Saúde em SP”, em que representantes de empresas privadas, do governo municipal (Secretaria Municipal de Mobilidade e Transportes de São Paulo) e as principais organizações do movimento de mobilidade urbana sustentável vão discutir sobre como integrar a bicicleta às políticas de mobilidade urbana e saúde. No evento, ocorrerá a premiação das empresas vencedoras do “Prêmio SP De Bike ao Trabalho”, promovido pela Bike Anjo e o Instituto Ethos.

Confira os eventos: https://debikeaotrabalho.org/

Fonte: http://ciclovivo.com.br/arq-urb/mobilidade/dia-de-bike-ao-trabalho/

Alfredo de Pontal

Autor & Editor

O portal Águas de Pontal abre as cortinas para mostrar o grande espetáculo da vida proporcionado pela Mãe Natureza e seus atores: o ser humano íntegro voltado à reconstrução.

 

Não perca nossas publicações...

Inscreva-se agora e receba todas as novidades em seu e-mail, é fácil e seguro!

Desenvolvido por YouSee Marketing Digital - Nós amamos o que fazemos
| Hosted in Google Servers with blogger technology |: