4 de mar de 2018

Publicado em:

Margarida , a flor do amor! Descubra a lenda e o verdadeiro significado

variedades


A flor do bem-me-quer, mal-me-quer, a flor do amor. A margarida (Leucanthemum vulgare) na verdade não é uma flor e sim uma inflorescência o que significa que cada pétala sua, é uma flor! Vamos conhecer o significado desta flor tão conhecida e que fez parte da infância de todo mundo?

Conhecida pelos nomes populares de bem-me-quer, bonina, margarida, margarita, margarita-maior, malmequer, malmequer-maior, malmequer-bravo ou olho-de-boi, a margarida é da mesma família (Asteraceae) do crisântemo, das dálias e do girassol.

O SIGNIFICADO DA MARGARIDA

Esta flor branca representa a pureza, de corpo e de espírito, a inocência, a sensibilidade, a infância e a juventude, o amor, a virgindade, e também a paz, a bondade e o afeto.

Os apaixonados retiram suas pétalas em busca de uma resposta (bem-me-quer ou mal-me-quer?) na esperança de que seus corações de amantes encontrem reciprocidade de sentimento.

Esta flor tem origens muito antigas e assumiu uma série de significados, geralmente positivos, ao longo dos séculos.

Presentear margaridas a uma pessoa significa prometer-lhe um amor fiel e verdadeiro.

Mas esta flor também simboliza a reflexão (bem-me-quer ou mal-me-quer?) e neste caso, presentear uma pessoa com um buquê de margaridas pode querer dizer que você não está certo de corresponder ao amor esperado pela outra pessoa.

Na Idade Média, as mulheres apaixonadas por seus cavaleiros, colocavam uma coroa de margaridas em torno aos escudos de seus amados; quando queriam aceitar uma proposta de casamento, elas colocavam na cabeça uma coroa de margaridas.

Na medicina popular antiga, acreditava-se que a margarida tinha poderes de cura para doenças oftálmicas (o nome, em inglês, Daisy, viria propriamente da expressão "day's eye”, o olho do dia). Esta flor também era usada para limpar e curar ferimentos, baixar a febre e para disfarçar os cabelos brancos.

São flores simples mas lindas, que adoram o sol e, com certeza, trará um sorriso à quem as receber como presente.

Fonte: https://www.greenme.com.br

Alfredo de Pontal

Autor & Editor

O portal Águas de Pontal abre as cortinas para mostrar o grande espetáculo da vida proporcionado pela Mãe Natureza e seus atores: o ser humano íntegro voltado à reconstrução.

 

Não perca nossas publicações...

Inscreva-se agora e receba todas as novidades em seu e-mail, é fácil e seguro!

Desenvolvido por YouSee Marketing Digital - Nós amamos o que fazemos
| Hosted in Google Servers with blogger technology |: