28 de fev de 2018

Publicado em:

Você sabe o que é Educação Ambiental? Como ela contribui para uma sociedade melhor?

artigos


Sabemos a importância que a Educação possui em nossas vidas e na construção de uma sociedade melhor e mais justa socioeconomicamente. Podemos verificar tal importância observando a maneira como a Educação é tratada nos países mais desenvolvidos e o consequente nível educacional mais elevado do que os existentes em países em desenvolvimento. O elevado nível educacional se reflete em métricas como distribuição de renda, por exemplo.

Imagem: Alexandre Beck

A Educação Ambiental agrega à Educação, diferentemente do que muitos imaginam, muito mais do que práticas pontuais de gestão de resíduos ou economia de água e energia nas escolas. A Educação Ambiental vai bem além da proposta de inclusão de uma matéria específica na grade escolar, sua dimensão extravasa o ensino compartimentado de determinados assuntos em alta no universo da Sustentabilidade. Educação Ambiental transcende a antiga ideia de proteção a um meio ambiente distante, que simultaneamente parece frágil e abundantemente inesgotável.

A proposta da Educação Ambiental é a promoção de uma consciência de pertencimento ao planeta e de que cidadãos mais conscientes de seu papel podem construir sociedades mais justas e sustentáveis. Esta proposta se fundamenta em quão complexos são os sistemas existentes em nosso planeta, assim como as relações entre os mesmos. Ademais, coexistem junto às questões ambientais questões sociais, econômicas, culturais e políticas que igualmente interagem e influenciam umas às outras. Por isso, se faz necessária a promoção de uma Educação Ambiental transversal às demais disciplinas do currículo escolar.

Imagem: Creative Commons

No entanto a Educação Ambiental não deve ser compreendida como responsabilidade exclusiva da escola, ela deve ser pensada e construída de forma coletiva e participativa, o que inclui além de professores, educadores e funcionários da escola, também pais, responsáveis e comunidade onde a escola se localiza.

Imagem: Creative Commons

Assim, a Educação Ambiental está diretamente relacionada à mudança cultural e a ética do cuidado, onde há entendimento de que ações locais estão conectadas a ações globais da mesma forma que ações globais estão conectadas a ações locais.


Com informações de: Autossustentável, Avaaz, Itaipu, MMA.

Fonte: http://autossustentavel.com/

Alfredo de Pontal

Autor & Editor

O portal Águas de Pontal abre as cortinas para mostrar o grande espetáculo da vida proporcionado pela Mãe Natureza e seus atores: o ser humano íntegro voltado à reconstrução.

 

Não perca nossas publicações...

Inscreva-se agora e receba todas as novidades em seu e-mail, é fácil e seguro!

Desenvolvido por YouSee Marketing Digital - Nós amamos o que fazemos
| Hosted in Google Servers with blogger technology |: