1 de fev de 2018

Publicado em:

Saiba quais são as principais substâncias nocivas ao meio ambiente

saúde


Alguns produtos de higiene pessoal, como shampoo, sabonete liquido e cremes para o rosto, podem ser extremamente prejudiciais ao meio ambiente e à saúde humana.

Diversos resíduos e componentes químicos utilizados e produzidos pela indústria desempenham papéis agressivos e que trazem consequências graves ao meio ambiente e à sociedade como um todo, impactando de maneira negativa inclusive na saúde humana. Em geral, essas substâncias estão presentes em materiais de limpeza, produtos de higiene, cosméticos, maquiagens e diversos itens do dia a dia.

Principais componentes e substâncias nocivas ao meio ambiente

Triclosan

O triclosan é um componente que marca presença em produtos como pastas de dente, sabonetes, desodorantes e diversos outros. Ele desempenha função antibacteriana, motivo pelo qual seu uso é tão representativo. O uso exagerado de produtos com esta substância pode desregular a imunidade humana, diminuindo as defesas do corpo em relação às bactérias.

Formaldeído

Este composto orgânico volátil está presente em esmaltes e em quase todo produto destinado ao alisamento de cabelos. A contaminação por esta substância pode causar irritações e dores na garganta, nariz e olhos. Além disso, o formaldeído está associado ao aumento do risco de desenvolver doenças respiratórias, leucemia e câncer de nasofaringe.

Triclocarban

Presente em antitranspirantes, sabonetes líquidos e cremes para limpeza do rosto e tratamento de feridas ou acnes, este componente aumenta a impotência sexual por desregular a produção hormonal nos órgãos sexuais feminino e masculino. Por conta disso, ele também aumenta os riscos de desenvolvimento de câncer na próstata e mama.

Alcatrão de hulha ou de carvão

Encontrado principalmente em tintas para cabelo, uma vez que auxilia na fixação da cor, este produto foi recentemente associado ao desenvolvimento de câncer. Enquanto o alcatrão de hulha foi associado a doenças cardiovasculares (no coração), o alcatrão de carvão foi considerado um fator de risco para o desenvolvimento de câncer.

BHT e BHA

Ambas as substâncias são encontradas em sombras para pálpebras, batons, antitranspirantes e desodorantes em geral. Além de serem considerados carcinogênicos para a população humana, eles também podem causar a condição em animais — um fato que já foi previamente constatado em testes.

Cocamida DEA

A cocamida DEA é uma substância encontrada em shampoos, condicionadores, detergentes e produtos de limpeza como um todo. Se absorvida pela pele, ela possui enorme potencial para o desenvolvimento de câncer (especialmente o carcinoma de pele).

Chumbo

Apesar do perigo dos metais pesados para o meio ambiente ser muito conhecido, o chumbo ainda é muito utilizado em fábricas e indústrias. Seus efeitos podem ser bem expressivos, e incluem a desregulação de ciclos menstruais, queda do QI, depressão, ansiedade, agressão, agitação, diminuição da concentração, doença de Parkinson e Alzheimer. Além disso, mulheres grávidas que entrarem em contato com o metal nocivo correm o risco de terem partos prematuros.

Fragrâncias em geral

Fragrâncias em geral — encontradas em maquiagens, perfumes e produtos de beleza — também podem causar danos irreversíveis ao sistema endócrino, causando também dores de cabeça e alergias.

Imagem: seen0001 / iStock / Getty Images Plus

Alfredo de Pontal

Autor & Editor

O portal Águas de Pontal abre as cortinas para mostrar o grande espetáculo da vida proporcionado pela Mãe Natureza e seus atores: o ser humano íntegro voltado à reconstrução.

 

Não perca nossas publicações...

Inscreva-se agora e receba todas as novidades em seu e-mail, é fácil e seguro!

Desenvolvido por YouSee Marketing Digital - Nós amamos o que fazemos
| Hosted in Google Servers with blogger technology |: