17 de fev de 2018

Publicado em:

Filhotes de flamingo nascem em zoológico em SC; nomes serão escolhidos pelo público

curiosidades
Os pais dos filhotes foram apreendidos em 2007 pelo Ibama, foram vítimas de tráfico de animais.


Filhote de flamingo no zoológico de Pomerode (Foto: Zoológico de Pomerode/Divulgação)

Zoológico de Pomerode, Vale do Itajaí, tem três filhotes de flamingos como novos habitantes. O primeiro nasceu ainda em janeiro, enquanto os demais vieram nas duas semanas seguintes. Os nomes serão escolhidos pelo público, por meio de uma enquete. Esta foi a segunda vez que houve reprodução desse tipo de ave no local.

Ainda não é possível saber o sexo dos filhotes, que são da espécie flamingo-chileno. "Somente é possível confirmar quando se tornarem adultos, os machos são maiores que as fêmeas. Ou pela coleta de sangue/penas através de laboratório de biologia molecular", explicou o biólogo Cláudio Mass, do zoológico.

Os filhotes têm uma plumagem acinzentada e somente a partir de um ano começam a ter as primeiras plumas vermelhas típicas da espécie. A plumagem adulta é a partir do terceiro ano, quando o animal já pode começar a se reproduzir.

Os pais dos filhotes foram apreendidos em 2007, pelo Ibama (Instituto Brasileiro do Meio Ambiente) do Espírito Santo, e foram vítimas de tráfico de animais. Eles tiveram as pontas das asas mutiladas a fim de que não pudessem voar.

O zoológico tem, atualmente, 16 flamingos adultos. E poderá ter mais filhotes em breve: há mais três ovos. O flamingo-chileno é uma espécie considerada quase ameaçada de extinção, disse Mass, e típica de Bolívia, Chile, Peru, Paraguai e Brasil, especificamente na região Sul.

Reprodução
A fim de os flamingos pudessem se reproduzir, foi preciso uma preparação prévia, já que o processo é peculiar. São necessários no mínimo de 20 pares de aves, já que esses animais precisam estar em uma colônia para conseguir se reproduzir, explicou Mass.

Para isso, foi colocada uma estrutura com espelhos para ampliar a percepção do número de flamingos. Os reflexos deram a impressão de serem aproximadamente 50 aves, disse o biólogo. O período para eles se reproduzirem começa em dezembro e vai até março.

Fonte: https://g1.globo.com/sc/santa-catarina

Alfredo de Pontal

Autor & Editor

O portal Águas de Pontal abre as cortinas para mostrar o grande espetáculo da vida proporcionado pela Mãe Natureza e seus atores: o ser humano íntegro voltado à reconstrução.

 

Não perca nossas publicações...

Inscreva-se agora e receba todas as novidades em seu e-mail, é fácil e seguro!

Desenvolvido por YouSee Marketing Digital - Nós amamos o que fazemos
| Hosted in Google Servers with blogger technology |: