22 de dez de 2017

Publicado em:

AMOR, PROTEÇÃO, DIGNIDADE E RESPEITO

destaques
A imagem emociona. Dois irmãos que dormem abraçados, abandonados à própria sorte em um canto qualquer do planeta.


No entanto, ambos têm um ao outro, e o demonstram firmemente.

Há dignidade na imagem.

Em meio a circunstâncias angustiantes, o simbolismo do abraço impõe respeito e provoca profunda admiracão. Dois irmãos desprovidos de tudo, porém munidos de amor, proteção, dignidade e respeito.

Quatro substantivos, quatro sentimentos que traduzem valor pessoal. Valor que se adquire na infãncia e traça o caráter do indivíduo, pouco importando sua condição social.

Amor, proteção, dignidade e respeito, são tesouros guardados na alma do ser humano. Com eles, pode-se enfrentar e superar as piores provações impostas pela vida.

Há, porém, um detalhe desalentador: Nosso Brasil não cabe nesta foto.

Nosso país não reúne mais a dignidade dos irmãos. Nós, brasileiros, também não.

Desaprendemos a solidariedade, perdemos nosso sentimento fraterno. Nossa cidadania foi reduzida às redes sociais. Ela não tem odor, tato ou paladar. A “visão cidadã” está protegida por uma tela. A audição encontra-se modulada pelo sintetizador do dispositivo digital.

Testemunhamos no retrato um fato cotidiano que nos envergonha. Algo que buscamos tornar invisível a nossos olhos, ouvidos e sentimentos, toda vez que saímos às ruas.

Solidariedade, por aqui, é mera frase de efeito – algo que cobramos dos outros. Como professou o Papa Francisco, cuidamos melhor dos cães que dos nossos irmãos.

Ante a imagem do abraço despojado, somos obrigados a testemunhar um traço de humanidade que não mais praticamos.

Nos tornamos indignos do calor humano dos bravos meninos retratados na foto.

Somos todos, hoje, sem exceção, menores que eles.

Por Antonio Fernando Pinheiro Pedro, advogado (USP), jornalista e consultor ambiental. Sócio diretor do escritório Pinheiro Pedro Advogados. Integrante do Green Economy Task Force da Câmara de Comércio Internacional, membro do Instituto dos Advogados Brasileiros – IAB. É Editor- Chefe do Portal Ambiente Legal, do Mural Eletrônico DAZIBAO e responsável pelo blog The Eagle View.

Fonte: http://www.ambientelegal.com.br

Alfredo de Pontal

Autor & Editor

O portal Águas de Pontal abre as cortinas para mostrar o grande espetáculo da vida proporcionado pela Mãe Natureza e seus atores: o ser humano íntegro voltado à reconstrução.

 

Não perca nossas publicações...

Inscreva-se agora e receba todas as novidades em seu e-mail, é fácil e seguro!

Desenvolvido por YouSee Marketing Digital - Nós amamos o que fazemos
| Hosted in Google Servers with blogger technology |: