4 de out de 2017

Publicado em:

3 meses para se desfazer das tralhas até o fim de 2017

variedades
Que a partir de agora você só acumule boas experiências.



Terça-feira, 3 de outubro, três meses para acabar o ano. Não vai demorar muito e todo o comércio será invadido pelas decorações natalinas. Para alguns, é um momento de angústia decorrente das resoluções não colocadas em prática. Para outros, é um momento de renovação, de fazer promessas para o próximo ano e, os que comemoram sabem, é preciso fazer aquela bela faxina. Mas, para que deixar para o fim de ano o que você pode fazer agora? Abaixo, o CicloVivo dará algumas dicas para começar um estilo de vida mais desapegado de coisas materiais tornando a tarefa da limpeza uma tarefa cada vez menos árdua.

Separe por cômodo

Não adianta colocar toda a casa de pernas para o ar. Não funciona mesmo. Separe tempo para cada cômodo e vá aos poucos arrumando. Pegue caixas de papelão no mercado e, a cada dia, faça uma limpeza geral em cada lugar. O importante é tirar o máximo de coisas do lugar que você escolheu. Ah, mas nada de demorar demais, pensar demais. A ideia é ser organizado para gastar menos tempo e não o contrário. Para aprender mais sobre este método, Francine Jay, no livro “Menos é mais” ensina 10 passos para organizar cada cômodo da casa.

Vá sem medo

Não pense demais, pois é capaz de desistir no meio do caminho. É preciso ser racional e definir o que é importante, o que lhe acrescenta e o que está ali apenas ocupando espaço. Se tiver dúvida, procure aquele amigo ou amiga que sabe viver com o mínimo e peça ajuda. Às vezes é difícil mesmo e palavras reconfortantes vão te ajudar. Atenção: Nada de pedir ajuda para acumuladores.

3 destinos para suas coisas

Tenha em mãos, pelo menos, três caixas na hora do “destralhe”. Em uma você colocará os itens que são obviamente lixo, como panfletos, restos de embalagens, papéis de bala. Em uma segunda caixa você deposita todas aquelas coisas que você não quer, mas que podem ser úteis para outras pessoas, como livros do cursinho ou da faculdade, computador ou celular velho. Na terceira ficará reservado para seus itens preciosos que podem ser vendidos. Hoje há sites como Enjoei, além de diversos grupos no Facebook, em que é possível vender roupas, sapatos e até utensílios domésticos. É uma maneira de não “doer” tanto se desfazer de um objeto que pode ter custado caro, mas que fica parado na sua casa.

Ter menos não significar ser menos

Dia desses, vi num grupo de minimalismo uma moça que contava sobre a experiência da sua vó em casa. Ela que possuía poucos móveis causou estranhamento na avó que prontamente se dispôs a dar uma estante de presente. A moça questionou o porquê – já que ela não via razão ou tinha necessidade do móvel – e a avó disse que era para ela guardar suas coisas e que se as pessoas vissem aquela sala de estar iam achar que ela não tinha móveis. O engraçado é que era uma preocupação do “parecer pobre” aos olhos dos outros. O que incomodava a vovó não era a estética em si, mas o que os outros poderiam pensar. A gente até perdoa a senhorinha, mas se você tem menos de 80 anos tem a obrigação de não cair mais na história de que o sucesso é medido pelas posses que você acumula. Combinado?

Não junte

Se a prevenção é o melhor remédio, não juntar tralhas é o melhor jeito de não ter tralhas para arrumar -, por mais que isso pareça óbvio. Reflita sobre todas as coisas que já comprou neste ano. E a partir de agora, toda vez que você pensar em comprar algo, pense bem qual a real necessidade daquele produto, quantas vezes poderá usá-lo e qual espaço ele ocupará em sua casa. Somente depois disso, traga um novo item para sua vida. Já ouviu aquela clássica frase “ou soma ou some”, então é isso.
Que a partir de agora você só acumule boas experiências. Não precisa esperar o novo ano, comece já.

Redação CicloVivo

Alfredo de Pontal

Autor & Editor

O portal Águas de Pontal abre as cortinas para mostrar o grande espetáculo da vida proporcionado pela Mãe Natureza e seus atores: o ser humano íntegro voltado à reconstrução.

 

Não perca nossas publicações...

Inscreva-se agora e receba todas as novidades em seu e-mail, é fácil e seguro!

Desenvolvido por YouSee Marketing Digital - Nós amamos o que fazemos
| Hosted in Google Servers with blogger technology |: