24 de ago de 2017

Publicado em:

Ong Mar Limpo faz limpeza e reaproveitamento do lixo das praias do litoral norte paulista

meio ambiente
Através de parcerias, organização promoveu projetos criativos com foco na reciclagem e reaproveitamento de materiais.


Ong criada em 2008 tem o objetivo de retirar o lixo das praias e buscar meios de reaproveitá-lo.

Longe de ser uma surpresa, o descarte de materiais nos oceanos sempre foi um dos maiores responsáveis pela série de problemas gerados por conta da poluição marinha. Latas, garrafas, tecidos e os mais diversos tipos de resíduos contribuem no processo, que prejudicam, entre tantas coisas, a vida dos animais.

Para o publicitário Luiz Carlos Cabral, apaixonado pelo mar, observar toda essa situação sempre foi algo que lhe incomodou muito. Cansado do grande desperdício de materiais que via todos os dias nas praias de perto de sua casa, em São Sebastião, litoral norte paulista, “Capitão Cabral”, como também é conhecido, decidiu criar a Ong Mar Limpo, que realiza diversas ações com foco na coleta de lixo em praias e promove campanhas de conscientização.

Fundada em 2008, a organização iniciou suas atividades com a proposta de diminuir o impacto ambiental, promovendo ao máximo o reaproveitamento de materiais. Com o passar dos anos e o projeto inicial alcançando novos patamares, a Ong Mar Limpo pôde consolidar sua reputação e passou a organizar iniciativas de maior expressão.

Entre as iniciativas da instituição, o projeto firmado com a marca Santa Costura de Todos os Panos foi uma das mais importantes, já que a parceria rendeu o lançamento da coleção Mar Limpo, que foi fabricada a partir da reciclagem dos materiais recolhidos pelo Capitão Cabral e sua equipe. Basicamente, a marca transforma lonas descartadas no mar em novos looks.

Produzidas a partir do processo de upcycling, as peças da coleção trazem consigo uma importante mensagem para o universo da moda. Gabi Meirelles, criadora da Santa Costura de Todos os Panos, explica no site da marca que “o objetivo é valorizar o material considerado ‘inútil’, utilizando a maior parte possível do produto ou todo o material na criação de algo novo, que possa prolongar seu ciclo de vida e diminuir o volume de lixo”.

“Nossas atividades são simples e práticas. Tiramos o lixo. Buscamos saber qual a melhor destinação que reverta valores e, então, obtemos uma solução sustentável que nos permite continuar fazendo a engrenagem girar nossos projetos”, destacam os responsáveis da Ong no site oficial.

Para saber mais sobre o projeto, acesse o site da Ong Mar Limpo.

Fonte: http://www.pensamentoverde.com.br

Alfredo de Pontal

Autor & Editor

O portal Águas de Pontal abre as cortinas para mostrar o grande espetáculo da vida proporcionado pela Mãe Natureza e seus atores: o ser humano íntegro voltado à reconstrução.

 

Não perca nossas publicações...

Inscreva-se agora e receba todas as novidades em seu e-mail, é fácil e seguro!

Desenvolvido por YouSee Marketing Digital - Nós amamos o que fazemos
| Hosted in Google Servers with blogger technology |:

Fechar