21 de ago de 2017

Publicado em:

Escolher frutas e legumes vai além da aparência perfeita

saúde
Muitas pessoas quando vão ao supermercado ou à feira acabam levando para casa os alimentos com aparência bonita, mas sem levar em conta outros detalhes, correndo até o risco de não comer algo fresco ou saudável. Isso não precisa ser assim. Veja a seguir algumas dicas de como escolher melhor frutas, legumes e verduras.

Dicas para escolher legumes, frutas e verduras

Como escolher verduras



Quando as folhas estão fora do pé elas entram em decomposição. Por isso quando for escolher as verduras, escolha as mais firmes com coloração viva, sem manchas ou queimaduras.

Alface

Não importa se é a alface lisa ou a crespa, quando estão frescas suas folhas são rígidas e mais fechadas. No caso da alface americana ela deve ser escolhida pela cor e tamanho de suas folhas, que devem ser claras e medianas.

Espinafre

Para escolher o espinafre, a dica é apertar de leve suas folhas, se o som for quebradiço, não a leve para casa, escolha aqueles mais verdes, com folhas hidratadas e caules durinhos.

Brócolis e couve-flor

Quando os botões de ambos estão abertos e os talos moles, isso é sinal de que não estão mais consistentes e frescas. O ideal é escolher os mais verdinhos, os que possuem tons amarelados, roxos ou brancos indicam que estão velhos ou com bolor.

Como escolher legumes e tubérculos



Esses são os alimentos mais fáceis de escolher, basta prestar atenção na textura da casca dos legumes, que deve ser lisa, sem partes meladas e sem feridas. Já os tubérculos, não importa o formato, mas a casca deve ser firme e sem manchas ou rugas.

Cenoura, quiabo e pepino

Para escolher esses alimentos, a cor deve estar uniforme e a aparência firme. Quiabos e cenouras quando crescem de mais ficam endurecidos e ruins de preparar. No caso do pepino o ideal é escolher os mais finos, se apertar e sentir as semente internas é sinal que já passou do ponto.

Batata e mandioquinha

Quando estão no ponto certo são rígidas, porém macias ao serem apertados com o dedo. Evite levar para casa as que possuem aparência esverdeada, rugosas e com brotos nascendo. Escolha as mais lisinhas e amarelas.

Como escolher frutas



Para escolher as frutas em geral, fique atento à coloração, textura, aroma e simetria. As frutas não precisam ter as cascas perfeitas e nem muito brilhantes, pois isso é sinal que receberam produtos químicos.

Manga, mamão e pêssego

Quando esses frutos estão bem maduros possuem a casca macia e em tons alaranjados com cheiro doce, caso o cheiro seja forte é sinal que já passou do ponto. Caso os compre verde, mantenha-os em temperatura ambiente e coloque entre eles uma banana madura para acelerar o amadurecimento.

Maracujá e abacate

Esses frutos mesmo após a colheita continuam amadurecendo, e quando estão aptos para consumo são pesados, o que indica que possuem mais polpa. No caso do abacate balance, caso sinta o caroço balançar é sinal que ele ainda vai encorpar e amadurecer.

Kiwi e limão

Em casos de frutas cítricas, quanto mais pesadas melhor, pois é sinal que possuem bastante suco. Já as cascas, se estiverem lisas e finas é sinal que o fruto cresceu o máximo e estão bem menos ácidos.

Fonte: http://www.clickgratis.com.br

Alfredo de Pontal

Autor & Editor

O portal Águas de Pontal abre as cortinas para mostrar o grande espetáculo da vida proporcionado pela Mãe Natureza e seus atores: o ser humano íntegro voltado à reconstrução.

 

Não perca nossas publicações...

Inscreva-se agora e receba todas as novidades em seu e-mail, é fácil e seguro!

Desenvolvido por YouSee Marketing Digital - Nós amamos o que fazemos
| Hosted in Google Servers with blogger technology |:

Fechar