9 de jul de 2017

Publicado em:

Tirar os sapatos e tênis quando entrar em casa é uma questão de higiene

saúde
Fazendo isso você pode reduzir em até 85% a quantidade de poeira, sujeira e toxinas que invadem sua casa todos os dias.



No Japão, é muito comum tirar o sapato ao entrar em sua própria casa ou na casa de algum amigo ou parente. Existe uma área especial na entrada das residências, chamada de genkan, onde os sapatos e tênis são colocados (geralmente com a parte frontal apontada para a rua). Lá, existem dois motivos para isso - o higiênico, já que os calçados carregam germes e bactérias vindos da rua; e o "espiritual", pois tirando os sapatos, é possível se libertar das energias impuras que interferem na harmonia do lar, de acordo com a crença tradicional.

De acordo com a Agência Nacional de Proteção Ambiental dos EUA (EPA), os japoneses estão absolutamente certos, pelo menos com relação à questão da higiene. Uma simples caminhada na rua faz com que 96% dos calçados adquiram contato com germes e bactérias, como a E. coli, que podem facilmente sobreviver durante o trajeto até a sua casa, e lá causarem doenças e infecções. Uma simples ida a um banheiro público já pode fazer com que esses indesejáveis hóspedes peguem carona em nossos sapatos.

Além desses problemas, os calçados também podem conter resíduos de produtos químicos perigosos, como chumbo e mercúrio, de acordo com a Agência de Controle Ambiental de Minessota, também dos EUA.

Sabedoria oriental

O jeito mais simples possível de se resolver esse problema é seguir a sabedoria oriental. Peça a amigos e parentes que tirem seus sapatos assim que entrarem em sua casa (e só deixar os pares na entrada da casa) e faça o mesmo quando for visitar a residência alheia. Assim, é possível reduzir em até 85% a quantidade de poeira, sujeira e toxinas que invadem sua residência por "baixo". Crie esse hábito!

Para reduzir ainda mais os riscos, limpe seus calçados regularmente, de preferência com produtos sustentáveis.

Fonte: http://www.ecycle.com.br

Alfredo de Pontal

Autor & Editor

O portal Águas de Pontal abre as cortinas para mostrar o grande espetáculo da vida proporcionado pela Mãe Natureza e seus atores: o ser humano íntegro voltado à reconstrução.

 

Não perca nossas publicações...

Inscreva-se agora e receba todas as novidades em seu e-mail, é fácil e seguro!

Desenvolvido por YouSee Marketing Digital - Nós amamos o que fazemos
| Hosted in Google Servers with blogger technology |: