19 de jun de 2017

Publicado em:

Projeto em Mafra, SC, transforma lixo em energia elétrica

destaques
Diretor diz que é possível transformar uma tonelada de resíduos em 100 kg de cinzas e devolver à rede energia usada na fabricação de plásticos.


Usina ajuda a evitar que nova área ambiental se torne aterro (Foto: Reprodução RBS TV)

Está em testes em Mafra, no Norte catarinense, uma usina capaz de transformar lixo em energia elétrica. Foi o que mostrou a segunda reportagem de uma série especial, exibida nesta sexta-feira (16) no RBS Notícias.
O lixo aquecido produz um gás, cuja queima gera energia. "Nós estamos já em fase de testes da usina para geração de 2 mega watts. Para se ter uma ideia, dá pra atender 4 mil residências numa cidade", diz Odair Mannrich, diretor da Serrana Engenharia.
A usina fica ao lado do aterro sanitário, e teve um investimento de R$ 40 milhões. O projeto é uma parceria entre a Financiadora de Estudos e Projetos (Finep), do governo federal, a Universidade Federal do Paraná (UFPR) e A empresa de engenharia ambiental que administra o aterro de Mafra.

Além de gerar energia, usinas desse tipo evitam que uma nova área seja transformada em aterro. Ela substitui um espaço de 10 mil m².
Com isso, o espaço do aterro que só teria capacidade para armazenar cerca de sete anos de lixo poderá ser usado por mais 21.
A usina de Mafra é a primeira do estado sob supervisão de órgãos ambientais. A expectativa é de que os testes terminem até o fim deste ano. Depois disso, a rede de distribuição de energia começará a ser montada.

Energia devolvida
Desse processo sobram cinzas, que vão para o aterro. Um outro projeto deverá reaproveitar também esse resíduo.
"Nós vamos transformar uma tonelada de resíduo em 100 quilos de cinzas, apenas, e ainda vamos devolver toda aquela energia usada pra fazer a embalagem, aquele plástico que as pessoas usam nas casas. Vamos devolver essa energia para a rede, e as pessoas vão usar normalmente", prevê Mannrich.

Fonte: http://g1.globo.com/sc/santa-catarina

Alfredo de Pontal

Autor & Editor

O portal Águas de Pontal abre as cortinas para mostrar o grande espetáculo da vida proporcionado pela Mãe Natureza e seus atores: o ser humano íntegro voltado à reconstrução.

 

Não perca nossas publicações...

Inscreva-se agora e receba todas as novidades em seu e-mail, é fácil e seguro!

Desenvolvido por YouSee Marketing Digital - Nós amamos o que fazemos
| Hosted in Google Servers with blogger technology |: