8 de jun de 2017

Publicado em:

8 DE JUNHO É DIA MUNDIAL DOS OCEANOS

destaques




NUNCA PERCA A FÉ NA HUMANIDADE, POIS ELA É COMO UM OCEANO. SÓ PORQUE EXISTE ALGUMAS GOTAS  DE ÁGUA SUJA NELE, NÃO QUER DIZER QUE ELE ESTEJA SUJO POR COMPLETO.
Ghandi

Oceano é vida!


Os números que compõe o peso dos oceanos para a vida são gigantescos: eles compõem 71% da superfície terrestre, e respondem por 97% de toda água do mundo.
Boa parte do oxigênio vem deles, por meio da produção realizada pelas algas marinhas. A fotossíntese dos plânctons é responsável pela absorção de grande quantidade de gás carbônico da atmosfera.
Nos oceano existe uma biodiversidade rica e fundamental para toda a humanidade. Eles são grandes reguladores climáticos também: são os oceanos que mais absorvem energia solar, que se transforma em vapor de água e vira umidade. Suas correntes marinhas e circulação atmosférica ajudam na distribuição do calor. A variação de temperatura das águas do oceano provoca diversos fenômemos climáticos, como o El Niño e La Niña.
São muitos os países que utilizam os oceanos em suas economias, por meio da extração de seus recursos e nutrientes, bem como fator relevante para o turismo local e, muitas vezes, fornecedor de enérgia elétrica. Os oceanos movimentam a economia global, por meio do comércio internacional que circula em suas águas.

Impactos negativos



No entanto, tanta importância não é suficiente para barrar a marcha da destruição que os seres humanos estão provocando, seja por meio da contaminação das águas ocêanicas, exploração ilegal dos recursos naturais, bem como da pesca sem limites, destruição e modificação do habitat, entre outras ações destrutivas.


No Brasil, por exemplo, dados do Greenpeace estimam que apenas 1% das águas marinhas estejam sob proteção. O governo federal aponta que 80% das espécies marinhas exploradas em atividades pesqueiras encontram-se em situação de risco.
Por tudo isso é essencial que a a data seja mote para uma discussão mais ampla sobre a forma como a ação humana está modificando, para pior, a vida ocêanica.
Em 2017, o tema do Dia Mundial dos Oceanos é “Nossos oceanos, nosso futuro”. É chegada a hora de, justamente, discutir que futuro as pessoas pretendem oferecer para as águas.






Alfredo de Pontal

Autor & Editor

O portal Águas de Pontal abre as cortinas para mostrar o grande espetáculo da vida proporcionado pela Mãe Natureza e seus atores: o ser humano íntegro voltado à reconstrução.

 

Não perca nossas publicações...

Inscreva-se agora e receba todas as novidades em seu e-mail, é fácil e seguro!

Desenvolvido por - Nós amamos o que fazemos
| Hosted in Google Servers with blogger technology |:

Fechar