16 de mai de 2017

Publicado em:

Contra extinção da espécie, PR realiza reprodução de harpia inédita na América do Sul

destaques



Em Foz do Iguaçu, no Paraná, o Programa de Reprodução da Harpia, promovido pela Itaipu Binacional, registrou um feito histórico: o nascimento da primeira ave da espécie cuja mãe também nasceu em cativeiro. Isso porque a segunda geração criada em cativeiro é um caso inédito na América do Sul e raro no mundo todo.

A mãe é uma harpia fêmea que nasceu no RBV (Refúgio Biológico Bela Vista), em 2009, fruto de uma das primeiras reproduções bem-sucedidas do programa. Ela é filha do casal mais antigo do local, inaugurado em 2005.

A mãe, hoje com 17 anos, foi resgatada do Arco do Desmatamento, na região do Pará. Já o pai, de 18 anos, foi encontrado em uma caixa de papelão na Ponte Amizade, na fronteira com o Paraguai. A união resultou em 26 reproduções de sucesso – quase metade de todas as harpias nascidas em cativeiro no Brasil.

Com os novos filhotes, somam-se 31 nascimentos de harpia no local, o que faz do programa da Itaipu Binacional o maior do mundo. O plantel conta hoje com 29 exemplares da espécie, entre jovens e adultos. Seis filhotes nascidos no RBV foram doados a outras instituições.

A harpia é um dos maiores, mais pesados e mais fortes gaviões do mundo. Adulto, o animal pode chegar a até dez quilos e dois metros e meio de envergadura. O talão, como é chamada a unha da ave, mede até 9 centímetros, equivalente à unha de um urso pardo. Um bichão e tanto que está ameaçado de extinção no mundo.

Foto: Alexandre Marchetti

Fonte: http://thegreenestpost.bol.uol.com.br

Alfredo de Pontal

Autor & Editor

O portal Águas de Pontal abre as cortinas para mostrar o grande espetáculo da vida proporcionado pela Mãe Natureza e seus atores: o ser humano íntegro voltado à reconstrução.

 

Não perca nossas publicações...

Inscreva-se agora e receba todas as novidades em seu e-mail, é fácil e seguro!

Desenvolvido por YouSee Marketing Digital - Nós amamos o que fazemos
| Hosted in Google Servers with blogger technology |:

Fechar