7 de abr de 2017

Publicado em:

“Veículos a diesel devem desaparecer antes do esperado”, afirma Comissária Europeia

destaques
Parlamento europeu aprovou projeto de lei que endurece limites de emissão de poluentes.



Na mesma semana em que se anuncia que a companhia de carros elétricos Tesla é a segunda fabricante de automóveis mais valiosa nos Estados Unidos, a Comissária Europeia dos Transportes Elzbieta Bienkowska faz uma declaração contudente sobre a morte desta opção de combustível.

A afirmativa de Elzbieta foi dada em meio a aprovação do Parlamento Europeu de regras mais rígidas para veículos poluidores. A nova regulamentação fixa multa de até 30 mil euros para automóveis que ultrapassem os limites legais de emissões. A intenção é impedir que os fabricantes vendam carros que produzam muito mais poluição do que os detectados em testes oficiais.

“O Diesel não desaparecerá de um dia para o outro, mas estou convencida que desaparecerão muito mais rapidamente do que podemos imaginar”, afirmou a Comissária, segundo o The Guardian. A medida ainda é um projeto de lei e se aprovada os fabricantes terão que pagar a centros criados pelos governos nacionais para realizar os testes de emissão de poluentes – atualmente, isso é feito por institutos independentes.

Espera-se com norma acabar com acordos e fraudes entre montadoras e controladores, evitando inclusive novos escandâlos como o caso do Dieselgate da Volkswagen. Ainda assim, ambientalistas criticaram a solução, uma vez que políticos também estão suscetíveis a cederem às multinacionais de automóveis.

O caminho para o uso de combustíveis menos ofensivos à saúde humana é do planeta não tem mais volta. Vale lembrar que durante a Cúpula de Prefeitos do C40, realizada no fim do ano passado, as capitais de Atenas, Paris, Madrid e Cidade do México se comprometeram a remover os veículos a diesel até 2025

Fonte: http://ciclovivo.com.br

Alfredo de Pontal

Autor & Editor

O portal Águas de Pontal abre as cortinas para mostrar o grande espetáculo da vida proporcionado pela Mãe Natureza e seus atores: o ser humano íntegro voltado à reconstrução.

 

Não perca nossas publicações...

Inscreva-se agora e receba todas as novidades em seu e-mail, é fácil e seguro!

Desenvolvido por YouSee Marketing Digital - Nós amamos o que fazemos
| Hosted in Google Servers with blogger technology |:

Fechar