8 de abr de 2017

Publicado em:

Localizado em paraíso de cânions, hotel no RS gerencia lixo e esgoto que produz

destaques
Empreendimento ganhou um prêmio de sustentabilidade no setor de turismo.


O hotel já seria um paraíso pela sua localização por si só.| Foto: Divulgação |

Tratamento de esgoto anaeróbico, captação de água da chuva e aquecimento de água por energia solar. Estes são alguns itens que levaram o Cambará Eco Hotel a vencer um prêmio de sustentabilidade no setor de turismo no ano passado.

O hotel já seria um paraíso pela sua localização por si só. Isso porque ele foi construído a 1,5 quilômetros do centro de Cambará do Sul (RS), município conhecido como a “terra dos cânions”. Dali é possível ter a vista da maior cadeia de cânions da América Latina.



Mas, o respeito a natureza, felizmente, também se deu na hora de construir o imóvel. A construção possui estruturas pré-fabricadas com madeira de reflorestamento e que favorece a entrada de luz solar durante o dia. A água da chuva é captada para ser usada na piscina, serviços gerais, lavanderia, jardinagem e banheiros.

Também pensando na economia de água, torneiras, chuveiros e vasos sanitários funcionam com baixo fluxo de água. O esgoto é tratado de forma anaeróbia com duas centrais de tratamento. A gestão também faz separação de lixo seco e orgânico, reaproveitando resíduos recicláveis e usando o orgânico como adubo para produção de alimentos.



Outros detalhes também fazem bastante diferente em termos de produção de lixo, como é o caso dos cosméticos disponibilizados para os hóspedes que são biodegradáveis e dos objetos decorativos que são feitos com material reciclado.

No local, também só são consumidos alimentos produzidos localmente. “Nosso grande parceiro é o meio ambiente. Se não formos sustentável com ele, nossa presença aqui também não será”, explicou Emiliano Brugnera, um dos donos do empreendimento.



Em reconhecimento às soluções adotadas, o Cambará Eco Hotel venceu a edição 2016 do Prêmio Braztoa de Sustentabilidade e agora compõe o mapa de iniciativas sustentáveis de turismo.





Fonte: http://ciclovivo.com.br

Alfredo de Pontal

Autor & Editor

O portal Águas de Pontal abre as cortinas para mostrar o grande espetáculo da vida proporcionado pela Mãe Natureza e seus atores: o ser humano íntegro voltado à reconstrução.

 

Não perca nossas publicações...

Inscreva-se agora e receba todas as novidades em seu e-mail, é fácil e seguro!

Desenvolvido por YouSee Marketing Digital - Nós amamos o que fazemos
| Hosted in Google Servers with blogger technology |: