18 de mar de 2017

Publicado em:

ABIU: FRUTA NATIVA MEDICINAL. MAS, PARA QUE SERVE?

destaques

Abiu (Lucuma caimito ou Pouteria caimito) é o fruto do abieiro, árvore da família Sapotaceae, uma planta nativa da Amazônia Central e da Mata Atlântica costeira do Brasil, de Pernambuco ao Rio de Janeiro.

Fruto bom de comer in natura, tirado do pé, ainda com comércio restrito. O que é uma pena porque do abiu, que é uma delícia, também se pode fazer geleia, compota, picolé, suco, sorvete e licor.

Mas, pouco a pouco, no sudeste já começa a se pensar na sua produção comercial não tanto pelo fruto quanto pelo látex, extraído da fruta verde e das cascas da árvore, usadas na fabricação de cola e remédios caseiros consagrados na medicina popular.

E para que serve o abiu?

Essa fruta tem uma boa quantidade de fibras, vitaminas e sais minerais e, na medicina popular é usada para tratar anemias, disenterias, dor de ouvido, malária, bronquite, desnutrição e problemas respiratórios, dizem que até pode curar pneumonia. O seu látex é bastante usado para ajudar a cicatrização de feridas, que desinfeta e cola, de dentro para fora, impedindo infecções e reduzindo a inflamação. Também se usa o látex para curar verminoses. O chá de abiu é usado para tratar terçol - duas gotinhas no olho inflamado.

O que tem no abiu?

Composição química - 100gr do abiu contém:

* Calorias 47,2
* Água 88,0 g
* Carboidratos 9,9 g
* Proteínas 1,75 g
* Gorduras 0,2 g
* Sais Minerais 0,1 g
* Vitamina A 50 UI
* Vitamina B1 22,0 mcg
* Vitamina B2 196,0 mcg
* Vitamina B5 0,58 mg
* Vitamina C 13,0 mg

Mas, abiu não tem só no Brasil. Também se encontra na Bolívia, Colômbia, Venezuela, Equador, Peru e as três Guianas. Costa Rica, Nicarágua e Panamá também tem, assim como o sapoti, seu primo e tão gostoso quanto.

Árvore do abiu

A árvore do abiu pode crescer de 6 a 20m de altura, gosta de sol, umidade e espaço para se estender. Se você tiver um quintal grande e quiser plantar um abieiro, retire as sementes de uma fruta saudável (cada fruta dá até quatro sementes) e plante em um vaso ou embalagem de leite, com terra misturada com composto. Mantenha a sementeira protegida de muito sol e chuva até que a planta atinja 50cm de altura. Depois, transfira a muda para o local definitivo. O abieiro começará a dar frutos após os 3 anos de idade.

Fonte: https://www.greenme.com.br

Alfredo de Pontal

Autor & Editor

O portal Águas de Pontal abre as cortinas para mostrar o grande espetáculo da vida proporcionado pela Mãe Natureza e seus atores: o ser humano íntegro voltado à reconstrução.

 

Não perca nossas publicações...

Inscreva-se agora e receba todas as novidades em seu e-mail, é fácil e seguro!

Desenvolvido por - Nós amamos o que fazemos
| Hosted in Google Servers with blogger technology |:

Fechar