15 de fev de 2017

Publicado em:

PR-412 – PONTAL DO PARANÁ

destaques


A história do município de Pontal do Paraná começou quando houve os primeiros fluxos no século XVII. O objetivo dos primeiros fluxos era de colonizar o território do atual Estado do Paraná. Trata-se de um município geograficamente próximo a Paranaguá, tanto por terra como por mar. Isso permitiu que os fatos políticos e administrativos do município mais antigo do Paraná tivessem influência na vida pública da comunidade pontalense.

As praias de Pontal sempre receberam muitos visitantes vindos do interior do Paraná e da capital, Curitiba. Pontal do Paraná também é objeto de conhecimento por ser o lugar de onde vem os barcos que levam uma grande leva de turistas às ilhas próximas. Entre as ilhas, merece destaque a Ilha do Mel, pertencente ao município de Paranaguá. Esta ilha costeira recebe muitos visitantes de todos os lugares.

Há muito tempo a localidade era chamada de Pontal do Sul. A origem etimológica do nome Pontal é geográfica, porque a localização da cidade fica em uma ponta feita de terra e areia que vai em direção para as águas marítimas. Numa esquina. A expressão "do Paraná" é o nome da unidade federativa brasileira onde fica o município.

Sua história política começa a ser escrita por volta de 1983, através de tentativas de emancipação que, apesar de não conseguirem seu objetivo, despertaram na população o desejo de criação de um novo município. Pontal do Paraná foi transformado em município por força da Lei Estadual nº 11 252, de 20 de dezembro de 1995, na sede do ex-distrito de Pontal, conforme desejo da população que aprovou a emancipação em plebiscito. A legislação sobre a emancipação política é de autoria do então deputado estadual Algaci Túlio. De acordo com a legislação, Pontal do Paraná foi desmembrado de Paranaguá. O município foi oficialmente instalado em 1º de janeiro de 1997.

O município de Pontal do Paraná enquadra-se na planície costeira de Praia de Leste, caracterizando-se por um relevo bastante suave e de baixa altitude, que recebe a designação genérica de restinga.
Pluviosidade - o período mais chuvoso é o verão, sendo o mês de fevereiro o que apresenta maior precipitação (350mm) e o período mais seco, o inverno, a precipitação é de 100mm, sendo a precipitação média anual do Município de Pontal do Paraná está em torno de 2 000 mm.

O município faz divisas ao Sul com o município de Matinhos, a Oeste com a Cidade de Paranaguá, na qual faz parte da Nova Região Metropolitana e a leste e norte é banhado pelo Oceano Atlântico, sendo a norte pela baía de Paranaguá

O estado do Paraná possui 50 km de extensão em praias, das quais 23 km se encontram em Pontal do Paraná, tornando o município totalmente voltado às atividades praianas. Além disso, pode contar com quase 100% dessas praias com total qualidade de balneabilidade.

A economia está baseada nas atividades relacionadas ao turismo, que emprega a maioria da população fixa e atrai pessoas de todos os cantos do país, durante a temporada de verão, período que compreende os meses de dezembro a março.

A outra época, identificada como baixa temporada, a economia caracteriza-se pela pesca e eventos como: Festa da Tainha, Festa do Camarão, Camacho (festa do camarão e do chope) etc.

Embora a atividade industrial seja pequena, em Pontal do Sul há uma unidade offshore da companhia italiana Techint Engenharia e Construção S/A, que fabrica plataformas de exploração de petróleo e emprega entre centenas e alguns milhares de pessoas, conforme a demanda de trabalho existente.

Depois de vários estudos e projetos, está em fase de implantação o complexo portuário no município. Com previsão de término das obras para 2017, o Porto de Pontal do Paraná terá capacidade de movimentação de 1,5 milhão de unidades, uma área de 600 mil m² e com um cais de atracação de 1,3 mil metros. O investimento estimado é de R$ 1,1 bilhão e poderá aumentar a capacidade portuária do estado em 55%.
Pontal do Paraná abriga um campus avançado da Universidade Federal do Paraná dedicado àa ciências marinhas, o Centro de Estudos do Mar (CEM/UFPR), com instalações nos balneários de Pontal do Sul e Mirassol. Além das atividades de pesquisa, o CEM oferece cursos de graduação em Oceanografia, Aquicultura e Ciências Exatas, além de uma pós-graduação em Sistemas Costeiros e Oceânicos.

= https://pt.wikipedia.org/wiki/Pontal_do_Paran%C3%A1 =


OPINIÃO - DEBATE BIZARRO.

O desenvolvimento ou não do município está inteiramente a mercê do acesso rodoviário, independente das tendências turísticas ou industriais.

A PR-412, trecho de 23 quilômetros, entre Praia de Leste e Pontal do Sul há muito atingiu o ponto de saturação. O trânsito é intenso e oferece enorme risco a todos os usuários. Acostamentos precários ou inexistência deles, invasões, abusos ao volante e inúmeros outros fatores a espera de tragédias maiores.

Há necessidade urgente de outro acesso, via paralela, enfim, outra alternativa de trânsito.
É uma questão humanitária e não pode ser tratada com o amadorismo administrativo, político e interesses menores.

Algumas partes envolvidas não tem identidade ou afinidade com o jovem município e nem mesmo interesses e compromissos reais envolvidos.

O visitante da Ilha do Mel enfrenta o mesmo drama da PR-412, além da infraestrutura precária dos demais serviços.

Temporada, feriados prolongados, ou finais de semana, o percurso de 23 quilômetros, pasmem, leva até quatro horas. De Ipanema a Curitiba é normal o tempo de sete horas em diferentes horários.

Não se trata de optar pelo turismo ou pela indústria, pelos quais quase nada foi feito ou mal feito.

É uma simples questão de respeito as diferentes espécies que habitam e visitam Pontal do Paraná.

Um pouco de inteligência, diálogo e bom senso são suficientes!

Alfredo de Pontal

Autor & Editor

O portal Águas de Pontal abre as cortinas para mostrar o grande espetáculo da vida proporcionado pela Mãe Natureza e seus atores: o ser humano íntegro voltado à reconstrução.

 

Não perca nossas publicações...

Inscreva-se agora e receba todas as novidades em seu e-mail, é fácil e seguro!

Desenvolvido por - Nós amamos o que fazemos
| Hosted in Google Servers with blogger technology |:

Fechar