8 de jan de 2017

Publicado em:

Prédios em Curitiba recebem telhado verde para reduzir ilhas de calor e poluição

destaques
Prédios em Curitiba recebem telhado verde para reduzir ilhas de calor e poluição

A opção atrai cada vez mais arquitetos e empreiteiras, interessadas nos benefícios econômicos e ambientais.

Além de alegrarem o cenário predominantemente cinza dos centros urbanos, os telhados verdes auxiliam na drenagem da água da chuva, proporcionam isolamento térmico e acústico e ainda ajudam a reduzir as ilhas de calor das cidades. A opção atrai cada vez mais arquitetos e empreiteiras, interessadas nos benefícios econômicos e ambientais que este tipo de estrutura pode oferecer.

O empreendimento Green Center, localizado em Curitiba e entregue pelo Grupo Thá, é um desses projetos que conta com telhado verde em suas duas torres: Office e Residence. O conjunto está localizado no centro histórico da capital paranaense, agregando um pouco mais de verde ao meio urbano.

De acordo com o engenheiro responsável pela obra, Cesar Pompeu, o objetivo do telhado verde é promover benefício aos moradores e transformar o espaço em área de interação. “Além dos benefícios ambientais e ao próprio imóvel, as áreas verdes vão funcionar como também como espaços de convivência e lazer”, diz. O engenheiro destaca, também, a importância de ter um projeto bem estruturado para poder oferecer esse diferencial. “É necessário ter um projeto que atenda às necessidades da implantação de um telhado verde, verificar quanto a estrutura suporta de peso para evitar rachaduras”.

Este, inclusive, foi um ponto que recebeu bastante atenção durante todo o projeto e a construção do Green Center. Na torre residencial, por exemplo, os espaços de convivência que receberam os telhados verdes estão localizados no 5° e no 23° andar do empreendimento de 23 pavimentos, vizinho ao empreendimento empresarial, que abriga o telhado verde no seu último piso, o 15°.

Benefícios
Os benefícios da implantação dos telhados verdes são diversos e não estão restritos somente aos moradores e frequentadores dos empreendimentos, mas sim a toda a cidade, entre eles estão: a diminuição da temperatura, que em um empreendimento de telhado comum chega a ser 5°C maior, e a umidade relativa do ar, que aumenta em 15% em torno dos empreendimentos que adotam esse tipo de vegetação.

Além disso, a implantação do telhado verde traz outras vantagens: drenagem da água da chuva; absorção de poeira e poluição; filtragem das partículas suspensas no ar, como a fuligem expelida pela queima de combustíveis fósseis; diminuição do efeito “ilha de calor”; reciclagem dos gases tóxicos do ar por meio da fotossíntese; e a possibilidade de reutilizar a água da chuva ou irrigação, economizando recursos. “Os telhados verdes têm a capacidade de inserir novas áreas verdes onde antes eram impossíveis, melhorando a vida de toda a população urbana”, conclui Pompeu.

Fonte: http://ciclovivo.com.br/

Alfredo de Pontal

Autor & Editor

O portal Águas de Pontal abre as cortinas para mostrar o grande espetáculo da vida proporcionado pela Mãe Natureza e seus atores: o ser humano íntegro voltado à reconstrução.

 

Não perca nossas publicações...

Inscreva-se agora e receba todas as novidades em seu e-mail, é fácil e seguro!

Desenvolvido por YouSee Marketing Digital - Nós amamos o que fazemos
| Hosted in Google Servers with blogger technology |:

Fechar