3 de jan de 2017

Publicado em:

Prédio erguido com tijolos feitos de garrafa PET ganha selo LEED de construção sustentável

curiosidades

Para quem ainda tem aquela pulga atrás da orelha com edificações erguidas a partir de materiais muito diferentes de tijolo de barro e cimento, eis a prova dos nove: o Ecoark, prédio construído com 1,5 milhão de tijolos feitos de garrafa PET acaba de ganhar o selo LEED de construção sustentável, o que atesta sua qualidade, segurança e respeito ao meio ambiente.

Construído em 2010, no Taiwan, o Ecoark foi projetado pelo arquiteto Arthur Huang para ser um grande pavilhão cultural: o local possui anfiteatro, salão de exposições e espaço para museu. São 2.186 m² de área que (pasme!) podem ser desmontados a qualquer momento e levados para outro lugar, o que torna a obra sustentável no processo de construção e também de demolição.

Como é possível desmontar o prédio? Simples! Os tijolos feitos de garrafa PET (que, inclusive, têm formato de garrafa) são, na verdade, módulos que se encaixam formando colmeias de tijolo. Entenda melhor na figura abaixo!


Para quem teme pela fragilidade da construção, o arquiteto assegura (e a LEED atesta): o prédio de garrafas PET é resistente a fenômenos naturais – como tempestades, terremotos e furacões -, além de ter uma ótima iluminação natural (e, consequentemente, gerar economia de energia). Falando em eletricidade, o prédio ainda possui placas fotovoltaicas para produção de energia solar e sistema de captação de água da chuva, além de iluminação LED nas fachadas.

Mereceu ou não o selo de construção sustentável?

Foto: Miniwiz SED/Wikimedia Commons - http://thegreenestpost.bol.uol.com.br/

Alfredo de Pontal

Autor & Editor

O portal Águas de Pontal abre as cortinas para mostrar o grande espetáculo da vida proporcionado pela Mãe Natureza e seus atores: o ser humano íntegro voltado à reconstrução.

 

Não perca nossas publicações...

Inscreva-se agora e receba todas as novidades em seu e-mail, é fácil e seguro!

Desenvolvido por - Nós amamos o que fazemos
| Hosted in Google Servers with blogger technology |:

Fechar