31 de jan de 2017

Publicado em:

Entenda como a permacultura colabora para um plantio orgânico

variedades
A permacultura propõe uma produção sem agrotóxicos e integrada, com práticas de uso intensivo das terras.

A produção de alimentos orgânicos se espelha constantemente nas técnicas de permacultura. | Foto: iStock by Getty Images

O termo permacultura surgiu na década de 1970, criado por David Holmgren e Bill Mollison, onde o principal objetivo era estabelecer uma agricultura permanente (palavras das quais se originou o termo hoje tão conhecido), sem que esse cultivo agredisse a natureza, criando uma produção mais integrada e com práticas de uso intensivo, não extensivo das terras.

O especialista em Agricultura Orgânica Thiago Tadeu Campos explica que, para que a permacultura pudesse ser estabelecida e adotada por mais agricultores, foi necessário estabelecer um código no qual a filosofia desse método de produção estivesse detalhada. Sendo assim, foram elaborados três princípios que dizem respeito à ética do produtor e outros doze princípios da permacultura que agem como uma orientação acerca das atitudes desse produtor (clique aqui para baixar o manual da permacultura).

Alternativa aos Métodos Industriais
Embora existam pessoas que adequem a permacultura ao próprio estilo de vida, sua prática também é muito utilizada como alternativa aos métodos de produção industriais, preservando assim o meio ambiente e garantindo a sustentabilidade do planeta.

Importância da Permacultura para o meio ambiente
Como uma introdução à permacultura, podemos dizer que a maioria dos seus princípios dizem respeito à relação do homem com aquilo que é produzido, ou seja, a forma como este deve tratar o ambiente e como deve lidar com as situações proporcionadas pela natureza.
Todos os recursos utilizados devem ter como origem o meio ambiente e todo e qualquer desperdício deve ser evitado, criando um sistema no qual a energia está sempre sendo reutilizada, economizando verba e recursos, muito parecido com a Agricultura Sintrópica de Ernst Gotsch.

Aprendendo com a Natureza
Além disso, a permacultura diz respeito à forma como o homem deve observar a natureza em busca de novos aprendizados, por exemplo, instalando galinheiros rotativos e reaproveitando todos os materiais orgânicos ali produzidos. Essa filosofia preza, principalmente, pela restauração de ambientes como matas e florestas, logo, sua estrutura utiliza métodos da Agricultura Orgânica, como alelopatia, reaproveitamento do lixo orgânico, dentre outras.

Permacultura e agricultura orgânca
A produção de alimentos orgânicos se espelha constantemente nas técnicas de permacultura, encontrando métodos historicamente consolidados de produção para evitar desperdícios e saber como utilizar o meio ambiente da melhor forma possível.

Tanto o planejamento de produção quanto o respeito pelo meio ambiente presentes na permacultura são essenciais para quem busca produzir alimentos orgânicos, pois são a base da agricultura orgânica.
Ambas as formas de cultivo prezam pela erradicação de produtos químicos e sintéticos nos alimentos, buscando manter os verdadeiros nutrientes e reaproveitando ao máximo tudo aquilo que poderia ser considerado lixo orgânico.

Para o produtor orgânico urbano e rural é de extrema importância conhecer as técnicas de cultivo da permacultura, através das quais poderá aprender alternativas para tratar de seu cultivo, além de conhecer as diferentes formas de adubação orgânica utilizadas na permacultura para manter os alimentos sempre saudáveis e repletos de nutrientes.

Fonte: http://ciclovivo.com.br/

Alfredo de Pontal

Autor & Editor

O portal Águas de Pontal abre as cortinas para mostrar o grande espetáculo da vida proporcionado pela Mãe Natureza e seus atores: o ser humano íntegro voltado à reconstrução.

 

Não perca nossas publicações...

Inscreva-se agora e receba todas as novidades em seu e-mail, é fácil e seguro!

Desenvolvido por YouSee Marketing Digital - Nós amamos o que fazemos
| Hosted in Google Servers with blogger technology |: