23 de jan de 2017

Publicado em:

Contra extinção da espécie, PR promove reprodução inédita de onças-pintadas

notícias

O Refúgio Biológico Bela Vista, em Foz do Iguaçu, no Paraná, registrou a primeira reprodução em cativeiro de onças-pintadas. O nascimento dos dois bebês onças ocorreu apenas três meses depois da aproximação entre Valente, um antigo morador do local, e a recém-chegada Nena, procedente da divisa entre Mato Grosso do Sul e Goiás.

Um dos filhotes foi encontrado morto. Uma das hipóteses é que a mãe, ainda sem experiência em cuidar dos bebês, tenha se deitado em cima de um deles. Outra teoria é que a mãe tenha tentado proteger os recém-nascidos do barulho dos fogos, na virada do ano, deitando sobre eles.

Quando Nena chegou, em setembro, os profissionais da unidade de conservação foram bastante prudentes. Eles trabalhavam com a expectativa de que os primeiros filhotes fossem gerados em um ano. A antecipação do prazo traz esperança de nascimento de mais onças-pintadas, espécie em processo de extinção na natureza. A única reserva de grande porte no sul do país que abriga a espécie é o Parque Nacional do Iguaçu, na fronteira do Brasil com a Argentina.

A onça-pintada (Panthera onca) pode chegar a 2,10 metros de comprimento, 90 centímetros de altura e pesar até 150 quilos. Os bebês nascem cegos e passam a enxergar depois de duas semanas de vida. Os machos atingem a maturidade sexual aos três anos e meio. Já as fêmeas aos dois anos de idade.

O Refúgio Biológico é aberto à visitação.

Foto: Alexandre Marchetti

Fonte: http://thegreenestpost.bol.uol.com.br/

Alfredo de Pontal

Autor & Editor

O portal Águas de Pontal abre as cortinas para mostrar o grande espetáculo da vida proporcionado pela Mãe Natureza e seus atores: o ser humano íntegro voltado à reconstrução.

 

Não perca nossas publicações...

Inscreva-se agora e receba todas as novidades em seu e-mail, é fácil e seguro!

Desenvolvido por YouSee Marketing Digital - Nós amamos o que fazemos
| Hosted in Google Servers with blogger technology |: