27 de dez de 2016

Publicado em:

Como aliviar o calor de maneira sustentável

curiosidades
Conheça algumas dicas de como se proteger das grandes temperaturas sema agredir o meio ambiente.


Algumas medidas simples pode trazer economia sem prejudicar o meio ambiante.

A temporada de verão definitivamente chegou! Ainda que com alguns dias de chuva e céu nublado, as temperaturas mais altas já começam a se apresentar. Com isso, mudam também os hábitos de rotina das pessoas, que, nessa época, passam a se adotar as mais diferentes medidas para lidar com o calor.

Outra característica comum neste período do ano é o aumento na conta de energia, já que ventiladores, umidificadores de ar e outros tipos de climatizadores são muito mais utilizados do que em outras estações. Se para as pessoas o mormaço é uma péssima companhia para dentro de casa, para o planeta não é diferente, com a emissão de gases poluentes que partes desses aparelhos.

Pensando justamente em formas de enfrentar o verão e seus dias ensolarados sem impactar no futuro do planeta e suas condições, conheça abaixo algumas dicas de como aliviar o calor de maneira sustentável:

Use e abuse das plantas na decoração
Não existem melhores “armas” para lidar com o forte sol do que os meios naturais. Prova disso, experimente decorar sua casa com vasos de plantas na região interna e algumas árvores espalhadas no quintal. Com a presença dessa vegetação, o ambiente se beneficia com a temperatura amena e umidade do ar.

Use lâmpadas fluorescentes
Não é de hoje que as lâmpadas incandescentes se tornaram obsoletas no ponto de vista sustentável e deixaram de ser fabricadas. No Brasil, inclusive, leis foram criadas para proibir a comercialização do modelo. Por isso, além das vantagens econômicas, as lâmpadas fluorescentes são a melhor forma de manter a sua casa fresquinha sem prejudicar o meio ambiente.

Condicione o ar do ambiente você mesmo
Os tão adorados aparelhos de ar condicionado são também um dos maiores inimigos do planeta. Mas a solução existe e pode ser realizada uma maneira bem prática. Use o ventilador com uma garrafa de água congelada bem à frente da grade, emulando a função do aparelho de ar, sem emitir os gases de CFCs (clorofluorcarbonetos).

Pinte o seu telhado na cor branca
Por fim, muita gente não sabe, mas muitas das cores têm capacidade tanto para absorver como para inibir o calor. Outra informação desconhecida das pessoas é que, os telhados pintados na cor branca têm potencial para reduzir a transmissão de radiação solar para dentro de um ambiente. Inclusive, alguns produtos no mercado mundial, dizem que a reflexão do calor pode chegar até 90%.

Fonte: http://www.pensamentoverde.com.br/

Alfredo de Pontal

Autor & Editor

O portal Águas de Pontal abre as cortinas para mostrar o grande espetáculo da vida proporcionado pela Mãe Natureza e seus atores: o ser humano íntegro voltado à reconstrução.

 

Não perca nossas publicações...

Inscreva-se agora e receba todas as novidades em seu e-mail, é fácil e seguro!

Desenvolvido por YouSee Marketing Digital - Nós amamos o que fazemos
| Hosted in Google Servers with blogger technology |:

Fechar