1 de nov de 2016

Publicado em:

Virada Climática Verão 2016: Precisamos falar sobre as mudanças no clima

destaques
Se você percebeu que algo está diferente no clima, saiba que essas alterações radicais são resultado do aquecimento global causado pela exploração e queima dos combustíveis fósseis.

Não olhe agora, mas o inverno ainda não acabou. Estamos no meio da primavera e a sensação é de que ela não começou de verdade. O verão se aproxima e as temperaturas já estão nas alturas com as chuvas cada vez mais torrenciais, violentas e causando grandes enchentes e estragos. Em outros, a seca persiste e agrava a crise no abastecimento.

Para debater esses e outros impactos das mudanças climáticas na nossa vida, acontece em Curitiba no próximo domingo, 6 de novembro, a Virada Climática – Especial COP 22 no Parque São Lourenço, das 10 às 17 horas.


Em sua quinta edição, o evento promovido pela 350.org Brasil, Fundação Internacional Arayara, Instituto Lixo Zero e COESUS – Coalizão Não Fracking Brasil pelo Clima, Água e Vida – coincidirá com a realização da COP 22, a Conferência das Partes de mudanças climáticas que acontece de 07 a 18 de novembro, em Marrakesh, Marrocos, e que será a primeira após o tão falado acordo de Paris.O evento conta com o apoio da Prefeitura de Curitiba, Fundação Cultura de Curitiba, Cáritas Paraná, Rede Paranaense Evangélica de Ação Social (Repas), Movimento Urbano Socio Ambiental (Musa), Amigo Animal e Nação Pachamama, entre outros.

“Ao mesmo tempo que alertamos sobre as causas e efeitos do aquecimento global, vamos também promover uma vigília para mandar energias positivas para os atingidos pelas catástrofes climáticas. Como ação efetiva, devemos estar informados e mobilizados para pressionar os gestores públicos a investir em energias renováveis, seguras e 100% limpas”, afirma a Nicole Figueiredo de Oliveira, diretora da 350.org Brasil e América Latina e coordenadora nacional da COESUS.


O objetivo desta edição especial da Virada Climática é chamar a atenção da sociedade para a importância de exigirmos dos governantes políticas públicas para diminuir as emissões dos gases de efeito estufa, especialmente o dióxido de carbono (CO2) gerado a partir da queima do petróleo, carvão e gás, para contermos o aquecimento global que provoca as mudanças climáticas. Também será uma importante oportunidade para falarmos do fraturamento hidráulico, tecnologia altamente poluente usada para extração do gás de xisto, o metano (CH4), do subsolo conhecida como Fracking, e que o governo quer implantar no Brasil. Associados, os dois gases de efeito estufa estão contribuindo para o aquecimento do planeta e impondo a populações do mundo todo os efeitos devastadores das mudanças climáticas.

Para Juliano Bueno de Araujo, o coordenador de Campanhas Climáticas da 350.org Brasil e fundador da COESUS, “o objetivo é promover uma corrente em torno da construção de um mundo sustentável, com atitudes coletivas e justiça climática, oferecendo alternativas saudáveis para o corpo e a alma e para o planeta”.

Programação:

Mudanças Climáticas – Informações sobre as causas e impactos através de informativos e exibição de vídeos e documentários

Fracking – Roda de conversa sobre o fraturamento hidráulico, técnica altamente poluente para exploração do gás de xisto do subsolo para liberar o metano, gás de efeito estufa.

Lixo Zero – Roda de conversa “Caminhos para Curitiba se tornar Lixo Zero”

Atividades culturais – Haverá muita música com bandas paranaenses Cecéu da Viola, Nego Blue e Boogie Jump Blues Band

Práticas de Saúde – Técnicas para relaxamento, Yoga, Meditação, Tai Chi Chuan e Reiki

Alimentação e produtos orgânicos – Venda de alimentos no local e produtos orgânicos

Compostagem – Técnicas para compostagem e hortas urbanas

Amigo Animal – Feira de doações e exposição de produtos

Feira de trocas – Cada pessoa pode levar o que pode servir de escambo


Observação: A programação está sujeita a alterações.


Informações:

Osvaldo Mishima – (41)- 9818-8614 osvaldo@naofrackingbrasil.com.br

Andressa Carvalheiro – (41) 9678-4433 andressacavalheiro.design@gmail.com



Por Silvia Calciolari

Fotos: COESUS/350Brasil

Alfredo de Pontal

Autor & Editor

O portal Águas de Pontal abre as cortinas para mostrar o grande espetáculo da vida proporcionado pela Mãe Natureza e seus atores: o ser humano íntegro voltado à reconstrução.

 

Não perca nossas publicações...

Inscreva-se agora e receba todas as novidades em seu e-mail, é fácil e seguro!

Desenvolvido por YouSee Marketing Digital - Nós amamos o que fazemos
| Hosted in Google Servers with blogger technology |: