27 de out de 2016

Publicado em: ,

Agência da ONU renova parceria com estatal para financiamento de hospitais universitários

destaques notícias
O Escritório das Nações Unidas de Serviços para Projetos (UNOPS) e a Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (EBSERH) renovaram parceria voltada a fortalecer e desenvolver projetos de construção de novos hospitais universitários federais.

Hospital Universitário de Dourados (MS). Foto: EBSERH.

O Escritório das Nações Unidas de Serviços para Projetos (UNOPS) e a Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (EBSERH) renovaram parceria voltada a fortalecer e desenvolver projetos de construção de novos hospitais universitários federais. O acordo de cooperação técnica entre os dois órgãos havia sido firmado em 2014.

O UNOPS apoia a empresa de serviços hospitalares com mais de 20 milhões de reais, aplicados em atividades de aperfeiçoamento de processos internos de contratação de projetos de infraestrutura, capacitação técnica de pessoal, entre outros. O acordo prevê ainda desenvolvimento de nove projetos-piloto para hospitais universitários em diversas regiões do país.

A iniciativa tem como objetivo formar e fixar profissionais e médicos locais, em convergência com os objetivos do programa Mais Médicos do governo federal, que visa a suprir a carência emergencial de profissionais da área médica nas regiões mais necessitadas.

Atualmente, estão em fase de finalização projetos para o hospital-escola da Universidade Federal do Amapá e da Unidade da Mulher e da Criança da Universidade da Grande Dourados.

Também estão em fase de desenvolvimento os projetos para o Hospital da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), Unidade Ambulatorial da Universidade Federal do Espírito Santo (UFES), Maternidade-Escola da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN).

A renovação da parceria permite a retomada do repasse de recursos, dando andamento às atividades de capacitação institucional na rede de hospitais da empresa, garantindo qualidade adequada aos processos das unidades de saúde. Também estão previstos projetos-piloto para as demais universidades UFAC (Rio Branco/AC), UNB (Brasília/DF) e UFBA (Salvador/BA).

Entre as principais diretrizes propostas pelo projeto, está o apoio ao ensino e à residência médica; humanização do ambiente hospitalar; sustentabilidade e resiliência construtiva e operacional. Também se espera que os novos hospitais-escola tenham estrutura e ambientes adequados com padrões elevados de telemedicina, acessibilidade universal, baixo custo de manutenção, entre outras vantagens.

“O UNOPS acredita que estes esforços são essenciais para promover acesso a serviços de saúde básicos para as populações mais necessitadas que se encontram em regiões menos favorecidas”, disse a agência da ONU em nota.

“Adicionalmente, por se tratar de hospitais-escola, esta iniciativa é de extrema importância para assegurar a igualdade de acesso a todos os homens e mulheres à educação técnica, profissional e superior de qualidade.”

Fonte: https://nacoesunidas.org

Alfredo de Pontal

Autor & Editor

O portal Águas de Pontal abre as cortinas para mostrar o grande espetáculo da vida proporcionado pela Mãe Natureza e seus atores: o ser humano íntegro voltado à reconstrução.

 

Não perca nossas publicações...

Inscreva-se agora e receba todas as novidades em seu e-mail, é fácil e seguro!

Desenvolvido por YouSee Marketing Digital - Nós amamos o que fazemos
| Hosted in Google Servers with blogger technology |: