4 de set de 2016

Publicado em: ,

O que são serviços ecossistêmicos? Entenda

destaques meio ambiente
Os serviços ecossistêmicos são essenciais para nossa sobrevivência. Rios, florestas, solo prestam incríveis benefícios para a vida.



Um ecossistema é definido como um dinâmico e complexo relacionamento entre plantas, animais e comunidades de microrganismos e de elementos não vivos (solo, água, ar), todos interagindo em equilíbrio. Os serviços ecossistêmicos são os bens e serviços que nós obtemos dos ecossistemas diretamente ou indiretamente.

A natureza nos provê diversos serviços e muitas vezes nem percebemos o valor disso. Você sabia que o valor global dos serviços ecossistêmicos está estimado em U$ 125 trilhões a U$ 145 trilhões por ano? O bem-estar da população mundial e a economia dependem do capital natural que, em conjunto, forma o bom funcionamento dos ecossistemas, que nos disponibilizam diversos benefícios. A estrutura dos serviços ecossistêmicos combina setores econômicos, ecológicos e sociológicos e são divididos em quatro categorias: provisão, regulação, cultural e de suporte.

Serviços de provisão

Essa categoria engloba todos os materiais providos pelos ecossistemas que nós consumimos, sejam alimentos (frutos, raízes, animais, mel, vegetais), matérias-primas para construção e combustível (madeira, biomassa, óleos de plantas), água potável (qualidade e quantidade), recursos genéticos ou medicinais, entre outros.

Serviços de regulação

Eles englobam as funções dos ecossistemas como reguladores das condições ambientais naturais. Por exemplo: as florestas influenciam na chuva, na disponibilidade de água e na qualidade do solo, além de regularem o ar capturando poluentes. Árvores são armazenadoras de gases efeito estufa, elas retiram esses gases da atmosfera e os guardam em seus tecidos, ajudando a regular as mudanças climáticas. Os ecossistemas também funcionam como uma zona de amortecimento para desastres naturais - os corpos d’água podem diminuir a chance de alagamentos extremos, mangues e corais protegem a costa de ações das ondas. Também há funções de tratamento de água pelas wetlands, de polinização, de controle biológico, entre outros.

Serviços culturais

Representam os benefícios não materiais que os ecossistemas oferecem. Podem oferecer recreação, física e mental, turismo ecológico, estudos sobre os processos naturais, apreciação estética, enriquecimento espiritual, entre outros.

Serviços de suporte

Esses serviços ecossistêmicos são necessários para que os outros serviços existam; de maneira indireta e em longo prazo eles correspondem à formação de solo e habitats, ciclo dos nutrientes, produção de oxigênio, entre outros. Também englobam a variedade genética que é responsável pela biodiversidade de espécies em um local.

Exemplos de serviços ecossistêmicos em um ecossistema

Agora que você já conhece o que são serviços ecossistêmicos observe a figura do início da matéria e pense: quais os principais serviços que esse meio oferece?

Vegetação: regulação do ciclo hidrológico e do clima, sequestro de carbono, controle de erosões na margem do rio, contenção de sedimentos que seriam carregados até a água podendo causar assoreamento, aumento da qualidade da água, controle do fluxo de água evitando enchentes.

Rio: água para consumo, peixes, autodepuração (capacidade de degradar poluentes naturalmente), recreação.

Solo: controle de erosão, ciclagem de nutrientes, filtração de água e abastecimento de aquíferos, fertilidade para a vegetação.

Ecossistema como um todo: beleza cênica, biodiversidade, informações genéticas e medicinais.

Esses são apenas alguns dos serviços prestados e os ecossistemas não são todos exatamente iguais; suas características mudam de acordo com a geografia, composição do solo, tipo de vegetação, clima, etc.

Importância

Nós dependemos inteiramente dos serviços ecossistêmicos. Todas as categorias citadas acima são essenciais para a sobrevivência desta e das futuras gerações. As tomadas de decisões devem levar em conta o valor de um serviço ambiental visando a preservação dos serviços ecossistêmicos, não só em curto prazo, mas em longo prazo também. Para ilustrar melhor a interação entre ecossistemas e como as ações do homem podem afetar um serviço ecossistêmico, leia este caso na Índia.

No início dos anos 90, os abutres da Índia quase foram extintos, reduzindo sua população em 99,9%. Como a Índia utiliza o gado apenas para produzir leite (a cultura hindu não permite comer carne), os abutres se alimentavam dos animais que morriam realizando o serviço de regulação. A drástica redução de abutres ocorreu devido ao uso de um medicamento para o gado, o diclofenac que, ao ser ingerido, causava morte por insuficiência renal dos abutres. As carcaças de gado causam sérios riscos à saúde por serem um meio de reprodução de diversas doenças. Também houve um grande aumento na população de cachorros selvagens que passaram a se alimentar das carcaças, causando mais de 47 mil mortes por raiva humana transmitida por mordidas. Hoje o diclofenac é proibido, mas ainda levará muito tempo para restaurar o equilíbrio desse serviço ecossistêmico.

Tentar modificar um serviço ecossistêmico sem um entendimento completo dos impactos nos demais serviços é um erro muito comum. Mas mesmo com estudos aprofundados algumas consequências são imprevisíveis, portanto as ações devem priorizar manter ou melhorar a capacidade de resiliência dos ecossistemas (capacidade do meio de voltar ao estado original).

Também são necessários estímulos para mostrar às pessoas que os serviços ecossistêmicos possuem valor econômico, e devem ser levados em conta nas decisões. É o caso do pagamento por serviços ambientais (PSA) e da valoração ambiental. Esse instrumento de gestão que ocorre por meio de incentivos (monetários ou não) para titulares de áreas passíveis de preservação visa a preservação dos serviços ecossistêmicos por meio de prestação de serviços ambientais dos proprietários. Segundo algumas visões, atribuindo valores aos serviços ambientais, será possível reconhecer a dependência e a necessidade de preservá-los.

Confira o vídeo ilustrativo para entender melhor sobre sistemas ecossistêmicos:




Fonte: http://www.ecycle.com.br/

Alfredo de Pontal

Autor & Editor

O portal Águas de Pontal abre as cortinas para mostrar o grande espetáculo da vida proporcionado pela Mãe Natureza e seus atores: o ser humano íntegro voltado à reconstrução.

 

Não perca nossas publicações...

Inscreva-se agora e receba todas as novidades em seu e-mail, é fácil e seguro!

Desenvolvido por YouSee Marketing Digital - Nós amamos o que fazemos
| Hosted in Google Servers with blogger technology |: