19 de set de 2016

Publicado em:

Inaugurada a maior termelétrica movida a biogás de aterro sanitário do país

destaques
A usina está localizada em Caieiras, em uma área de 15 mil metros quadrados.

Buscando meios que não prejudiquem o meio ambiente, o biogás é uma das alternativas para geração de energia elétrica sustentável. Ele transforma em energia o gás metano extraído da decomposição de resíduos sólidos, trazendo diversas vantagens em sua utilização por ser uma fonte de energia limpa e renovável, ter baixa emissão de gases poluentes e ser uma importante fonte energética.

E este mês foi inaugurada a Termoverde, a maior termoelétrica movida a biogás de aterro sanitário do país e uma das maiores do mundo. A usina está localizada em uma área de 15.000 m², na Central de Tratamento e Valorização Ambiental da Essencis, na cidade de Caieiras-SP, no Km 33 da Rodovia Bandeirantes, e estará altamente comprometida com a responsabilidade social e ambiental.

O Grupo Solví, empresa que atua nos segmentos de gestão de resíduos, saneamento e energia renovável, é a grande apoiadora do projeto e investiu para construção dessa usina mais de R$ 100 milhões. A Termoverde terá uma potência instalada de 29,5 MW e vai gerar energia limpa através de resíduos depositados no aterro sanitário da Essencis.

A usina vai utilizar como combustível o gás metano do biogás, que é produzido a partir da decomposição dos resíduos orgânicos depositados no aterro. Esse tipo de geração de energia é uma forma sustentável de salientar os gases do aterro e de gerar créditos de carbono. A produção ao ano será de 230 mil MWh, gerando um total de energia elétrica sustentável, que poderá suprir a necessidade de uma cidade com cerca de 300 mil habitantes.

A Termoverde Caieiras será composta por 21 motores geradores de 1.407 KW cada, central de tratamento do biogás e subestação seccionadora elevadora para conexão na linha de transmissão de 138kV, que vai ligar a termoelétrica ao SIN (Sistema Interligado Nacional), chegando por fim aos consumidores finais de energia.

Benefícios da termoelétrica a biogás ao meio ambiente

- Preserva a vegetação e a fauna local;
- Manutenção de topografia existente;
- Não produz mal cheiro;
- Não traz nenhum risco de poluição aos mananciais e à atmosfera.

Fonte: http://www.pensamentoverde.com.br/

Alfredo de Pontal

Autor & Editor

O portal Águas de Pontal abre as cortinas para mostrar o grande espetáculo da vida proporcionado pela Mãe Natureza e seus atores: o ser humano íntegro voltado à reconstrução.

 

Não perca nossas publicações...

Inscreva-se agora e receba todas as novidades em seu e-mail, é fácil e seguro!

Desenvolvido por YouSee Marketing Digital - Nós amamos o que fazemos
| Hosted in Google Servers with blogger technology |: