9 de set de 2016

Publicado em:

Doenças que estão Voltando por causa do Homem

saúde

O homem com suas modificações na Terra como o desmatamento e a poluição não só causam problemas climáticos como também o surgimento de doenças que já estavam “extintas” e a migração de doenças para lugares onde elas até então não existiam.

Aqui estão algumas das doenças que estão voltando por causa da ação humana sobre a natureza. Pensando nisto devemos tomar cuidados especiais e esperarmos preparados as novas epidemias.

Abaixo algumas da doenças que estão voltando.

Dengue

É fato que o aquecimento global aumenta proliferação de mosquitos, o aumento das temperaturas e chuvas, criam um ambiente ideal para o mosquito da dengue.

Com isso o inseto poderá se reproduzir em países que até hoje não estiveram expostos ao vírus da dengue. A dengue antes só existia em climas quentes ou no verão hoje já domina em grande parte do ano.

Malária

Agora a malaria está surgindo fora dos trópicos, por conta do efeito estufa e o aquecimento global o mosquito transmissor da malária pode ser capaz de disseminar a malária mais facilmente e em áreas que não eram comuns até então, como a Europa. Um clima mais quente, mais úmido significa mais mosquitos, tornando mais difícil controlá-los.

Ebola

A cada ano mais casos de ebola vem sendo registrados, descoberto em 1976 no Congo, o ebola é um vírus que causa a mortalidade de mais de 70% das pessoas contaminadas. Seu contágio pode ser por via respiratória, ou contato com fluidos corporais de uma pessoa que estiver infectada.

A Organização Mundial de Saúde afirma que a doença está sob controle, mas a intervenção do homem na floresta é que trouxe o vírus para as cidades.

Cólera

A cólera não está morta, no terremoto do Haiti mais de 150 mil casos foram registrados, transmitida por água contaminada. Com o aumento de catástrofes climáticas, a cólera tende a aumentar as suas chances de aparecer.

Peste Negra

A peste negra ou peste bubônica foi a doença que dizimou um terço da população mundial durante a Idade Média. Mas ela nunca foi extinta, transmitida ao homem pela pulga através do rato contaminado

Foi encontrados casos nos EUA e Europa oriental, e como o calor os ratos se multiplicam, multiplicando as chances de disseminação da doença.

Meningite

O Brasil já teve um surto de meningite a décadas, a meningite meningocócica é rara, mas pode matar uma criança em um único dia. A doença se espalha através do contato simples e pode ser difícil de diagnosticar até que seja tarde demais.

Tuberculose

A tuberculose é uma doença que foi controlada com o surgimento de antibióticos, mas infelizmente, a doença se tornou resistentes aos medicamentos na década de 80, graças a ignorância popular ao interromper o tratamento. A tuberculose em 2010 matou 1,4 milhões e a tendencia é crescer com o aquecimento global.

Coqueluche

No caso da coqueluche estamos regredindo ao ínicio do século passado em números de casos, apesar de um aumento pequeno em relação ao crescimento populacional, estes números tendem a crescer de maneira logarítmica.

Sífilis

A Sífilis é a única doença venérea e tem retornado a aumentar os casos vertiginosamente. É difícil negar que apesar dos constantes apelos ao uso da camisinha devido as doenças sexualmente transmissíveis como a AIDS, os usuários esquecem que existem outras doenças graves e também incuráveis.

Outra doença venérea que vem tendo aumento nos casos é a gonorreia, que tem apenas um medicamento que é eficaz como o tratamento, caso ela se torne resistente, o desastre é iminente.

Poliomelite

Apesar de alguns países como o Brasil terem eliminado a doença, ou seja zerado os casos, el ainda está circulando. A pólio ainda tem muitos casos principalmente na Africa e sem a ajuda de todas as nações ela pode voltar.

Fonte: http://www.vidasustentavel.net/

Alfredo de Pontal

Autor & Editor

O portal Águas de Pontal abre as cortinas para mostrar o grande espetáculo da vida proporcionado pela Mãe Natureza e seus atores: o ser humano íntegro voltado à reconstrução.

 

Não perca nossas publicações...

Inscreva-se agora e receba todas as novidades em seu e-mail, é fácil e seguro!

Desenvolvido por YouSee Marketing Digital - Nós amamos o que fazemos
| Hosted in Google Servers with blogger technology |: