3 de ago de 2016

Publicado em: ,

Paraná adota oficialmente Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU.

destaques notícias
Coordenador-residente do PNUD (à direita), Niky Fabiancic, reuniu-se com o governador do Paraná, Beto Richa (à esquerda). Foto: PNUD Brasil

Decreto assinado pelo governo do estado inclui Agenda 2030 das Nações Unidas nas metas de trabalho do Conselho parananense de Desenvolvimento Econômico e Social. Decisão foi anunciada na quarta-feira (27) em reunião do executivo estadual com o Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD) no Brasil.

O Paraná decidiu adotar oficialmente os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) como metas para o estado. A decisão foi anunciada em reunião do gabinete do estado com o Programa das Nações Unidas. Em decreto assinado pelo governador Beto Richa, a Agenda 2030 das Nações Unidas foi incluída na pauta do Conselho parananense de Desenvolvimento Econômico e Social.

A decisão foi anunciada na última quarta-feira (27), em reunião do gabinete do estado com o Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD).

“Com esse decreto, o Paraná se compromete a investir em ações nos cinco eixos do desenvolvimento sustentável, que são pessoas, planeta, parcerias, prosperidade e paz. Isso é muito importante e pode servir de exemplo e se estender para o resto do país”, destacou o representante da agência da ONU no Brasil e coordenador-residente do sistema das Nações Unidas no país, Niky Fabiancic.

O dirigente defendeu o trabalho conjunto da organização internacional junto ao estado para as áreas também de inclusão social, geração de emprego, juventude e segurança. “Possuímos uma série de iniciativas que podem fazer parte de um pacote para auxiliar o Estado e os municípios.”

“Nosso Estado tem muitas políticas públicas sustentáveis que podem ser compartilhadas no Brasil e na América Latina”, explicou Beto Richa, que lembrou do Família Paranaense — iniciativa para superação da pobreza que já atendeu a 230 mil famílias e investiu recursos que chegaram a 131 milhões de reais.

A iniciativa tem coordenação da Secretaria da Família e Desenvolvimento Social, em parceria com 18 secretarias paranaenses e outros organismos estaduais, além dos municípios.

Durante o encontro com o PNUD, Richa também reiterou o apoio do governo do estado para a instalação de um escritório da ONU em Curitiba. A estrutura deve tornar possível trocas de experiências, práticas e políticas públicas para a criação de projetos de alcance municipal e estadual.

Fabiancic e membros da equipe da agência da ONU reuniram-se ainda com integrantes do governo paranaense para discutir outras parcerias, por meio de metodologias de gestão, saúde, educação, segurança. Representantes da Defesa Civil, do Planejamento, do Meio Ambiente e da Companhia de Tecnologia da Informação e Comunicação do Paraná (CELEPAR) estiveram entre os participantes do encontro.

Fonte: https://nacoesunidas.org

Alfredo de Pontal

Autor & Editor

O portal Águas de Pontal abre as cortinas para mostrar o grande espetáculo da vida proporcionado pela Mãe Natureza e seus atores: o ser humano íntegro voltado à reconstrução.

 

Não perca nossas publicações...

Inscreva-se agora e receba todas as novidades em seu e-mail, é fácil e seguro!

Desenvolvido por YouSee Marketing Digital - Nós amamos o que fazemos
| Hosted in Google Servers with blogger technology |: