19 de ago de 2016

Publicado em: ,

Governo dos EUA finalmente deixará o controle da internet.

destaques notícias

A novela sobre o controle da internet parece ter chegado ao fim. O governo dos Estados Unidos tinha prometido passar a administração do Domain Name System (DNS) para outra entidade em 2014, mas adiou a transição. Porém, a partir de primeiro de outubro o sistema ficará nas mãos de uma organização sem fins lucrativos.

Os EUA foram grandes responsáveis pela invenção da internet, que surgiu de um projeto do Departamento de Defesa chamado ARPANET. Por mais que outros cientistas do mundo inteiro tenham contribuído na construção e expansão da rede ao redor do mundo, o Departamento de Comércio do governo americano manteve controle administrativo do DNS – sistema responsável por interpretar endereços como “gizmodo.com.br”, consultando servidores que retornam com o endereço verdadeiro (algo como 200.192.90.5).

No dia 16 de agosto foi assinado o acordo que passará o DNS das mãos do governo americano para a ICANN (Corporação da Internet para Nomes e Números), responsável pela atribuição de domínios de internet como .com, .org e outros. Ou seja, o contrato (que não envolve dinheiro) entre as duas instituições não será renovado em outubro.

Na prática nada muda para os usuários. Esse controle é puramente administrativo, mas os escândalos de espionagem do governo dos EUA em 2013 fez com que surgisse essa necessidade de passar a gerência de uma parte vital da internet para uma instituição neutra.

Tudo isso foi feito de forma voluntária, mas os Estados Unidos consideraram um ato de diplomacia internacional. Embora algumas pessoas se preocupem com o fato de outros países tentarem manobrar a ICANN para servir aos seus próprios interesses, o governo americano afirma que essa é uma possibilidade “extremamente remota”.

Imagem do topo: canglobalmedia/Flickr.
[BBC]

Fonte: http://gizmodo.uol.com.br/ - Por: 

Alfredo de Pontal

Autor & Editor

O portal Águas de Pontal abre as cortinas para mostrar o grande espetáculo da vida proporcionado pela Mãe Natureza e seus atores: o ser humano íntegro voltado à reconstrução.

 

Não perca nossas publicações...

Inscreva-se agora e receba todas as novidades em seu e-mail, é fácil e seguro!

Desenvolvido por YouSee Marketing Digital - Nós amamos o que fazemos
| Hosted in Google Servers with blogger technology |: