9 de ago de 2016

Publicado em:

Aquecimento global pode deixar a Terra sem oxigênio.

meio ambiente
O aumento nos termômetros pode modificar consideravelmente a quantidade de oxigênio no ar.

Os fitoplânctons, produzem, em média, 50% do oxigênio atmosférico da Terra. |

O aumento da temperatura dos oceanos pode ser muito mais perigoso do que, simplesmente, elevar os níveis dos mares. Segundo o pesquisador Sergei Petrovskii, professor de matemática aplicada na Universidade de Leicester, no Reino Unido, o aumento nos termômetros pode modificar consideravelmente a quantidade de oxigênio no ar.

A justificativa para isso, conforme estudo publicado no Boletim de Biologia Matemática, é a relação entre os fitoplânctons e o ar. De acordo com a Administração Nacional Oceânica e Atmosférica dos EUA (NOAA), as plantas marinhas, entre elas os fitoplânctons, produzem, em média, 50% do oxigênio atmosférico da Terra, com a mudança nas temperaturas, a capacidade fotossintética dessas plantas também muda.

De acordo com Petrovskii, se os oceanos aquecerem 6oC, número possível conforme os níveis atuais das emissões de gases de efeito estufa, essas plantas minúsculas parariam a sua produção de oxigênio.
Em suas projeções, o pesquisador diz que, dentro deste padrão, em 21oo a Terra poderia ter níveis de oxigênio atmosféricos semelhantes ao pico do monte Everest, onde é praticamente impossível respirar sem a ajuda de balões de oxigênio.

“Uma característica distinta desta catástrofe é que haverá alguns sinais de alerta e poucas mudanças antes que seja tarde demais. Sob um aumento de dois graus, não vamos perceber mudança alguma. Com um aumento de 4oC, a catástrofe já estaria perigosamente perto”, alertou Petrovskii.

Redação CicloVivo

Alfredo de Pontal

Autor & Editor

O portal Águas de Pontal abre as cortinas para mostrar o grande espetáculo da vida proporcionado pela Mãe Natureza e seus atores: o ser humano íntegro voltado à reconstrução.

 

Não perca nossas publicações...

Inscreva-se agora e receba todas as novidades em seu e-mail, é fácil e seguro!

Desenvolvido por YouSee Marketing Digital - Nós amamos o que fazemos
| Hosted in Google Servers with blogger technology |: