19 de jun de 2016

Publicado em: ,

Virada Climática leva arte e ativismo ambiental ao Portão Cultural

destaques notícias

O espaço do Portão Cultural e do Museu Municipal de Arte – MuMA será palco neste domingo (19) das atividades culturais da terceira edição da Virada Climática, evento promovido pela 350.org Brasil. Estão programadas dezenas de atividades gratuitas para chamar atenção e mobilizar a população e autoridades para os impactos das mudanças climáticas e para necessidade de diminuir as emissões de carbono.

A programação da Virada Climática está repleta de atividades esportivas, exposição e performances culturais, muita música com bandas paranaenses, oficinas, feiras temáticas e palestras sobre clima, fracking (tecnologia de perfuração do solo condenada pelos ambientalistas por provocar alterações climáticas e no meio ambiente), vida sustentável, yoga, veganismo e feira de orgânicos e de adoção de animais. O evento começa com uma “bicicletada” com percurso entre o Centro Cívico e o Portão Cultural, no bairro Portão.

Arte engajada – Nesta edição da Virada Climática, o destaque fica para a exposição “Arte Alerta”, projeto idealizado pela artista plástica Lesiane Lazzaroti Ogg e que reúne telas produzidas pelo Grupo Baluarte, do Rio de Janeiro. “Arte Alerta é um grito de socorro às mulheres e homens que lutam pela manutenção das condições para a existência da vida no planeta Terra. De uma forma ou de outra, estas pessoas estão engajadas no combate aos interesses que colocam em risco a sobrevivência de todos os seres, incluindo a própria humanidade”, explica Lesiane.

Para esta mostra, o curador Luiz Badia elaborou uma obra especial num ato de solidariedade à campanha Não Fracking Brasil e ao movimento internacional contra as mudanças climáticas.

Realizada pela 350.org Brasil, movimento internacional que denuncia as mudanças climáticas, luta contra o fracking e exige o fim dos investimentos em combustíveis fósseis, a Virada Climática tem o apoio da COESUS – Coalizão Não Fracking Brasil e pela Sustentabilidade, Fundação Cooperlivre Arayara, Rádio Mundo Livre, Repas, Mundo Vegano, Castra cão & gato e Prefeitura de Curitiba, através da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Fundação Cultural.

Mais vida, menos carbono – Depois de um verão que bateu todos os recordes de temperaturas, agora o inverno se aproxima com a expectativa de ser um dos mais rigorosos dos últimos anos. “Precisamos falar sobre mudanças climáticas, pressionar o fim do uso dos combustíveis fósseis e exigir políticas públicas com investimentos em energia renováveis”, explica a diretora da 350.org Brasil e América Latina, Nicole Figueiredo de Oliveira.

Com a exploração e queima do carvão, petróleo e gás de xisto, as emissões dos gases de efeito estufa provocam o aumento acelerado da temperatura do planeta e tornam mais radicais as enchentes, secas e furações, além de intensificar o derretimento das geleiras e o aumento do nível do mar.

“Muitos lugares do mundo já sentem os efeitos das mudanças climáticas, inclusive o Brasil, afetando milhões de pessoas. Nesse ritmo, muitas ilhas desaparecerão, importantes ecossistemas serão dizimados e haverá uma grave crise na produção de alimentos em função das alterações no regime de chuvas. Precisamos fazer algo, antes que seja tarde”, alerta Nicole.

Além de Curitiba, a Virada Climática já tem confirmação em outras cidades do Paraná como Maringá, Umuarama e Cianorte. “A expectativa é que a proposta de debatermos os impactos das mudanças climáticas também aconteça em outros estados”, adiantou Nicole.

Programação Virada Climática – Inverno 2016

Bicicletada Climática – Saída às 9h30 do Centro Cívico – Chegada no Portão Cultural/ MuMa – Museu Municipal de Arte (Av. Rep. Argentina, 3.432)
Percurso – 10 KM e 20 KM
Inscrições a partir de 10 de Junho no site www.naofrackingbrasil.com.br/viradaclimatica
(Os primeiros 100 inscritos terão direito a kit com camiseta e squeeze)
10:00 / 19:00 – Feira Vegana / Compostagem / Artesanato indígena / Atividades para crianças / Feira de trocas / Doação de animais

Manhã – MuMa
8:30 – Tai chi chuan
9:00 / 9:30 – Yoga
10:00 /10:30- Rock and Run / Contador estória / Oficina de instrumentos musicais feito com material reciclável
11:00 / 12:00 – Boxe Clássico / Banda Djoa

Tarde – MuMa
13:00 / 13:30 – Zumba
14:00 / 14h30 – Banda Lemoskine / Contador estória / Oficina Energia Solar
15:00 / 15h30 – Seminário Não Fracking Brasil / Oficina Energia Solar
16:00 / 16:30 – Sessão de cinema / Zumba
17:00 / 17h30 – Banda Rapha Moraes
18:00 / 18h30 – Sessão de cinema

Autor: Assessoria de Imprensa

Fonte: Fundação Cultural de Curitiba

Alfredo de Pontal

Autor & Editor

O portal Águas de Pontal abre as cortinas para mostrar o grande espetáculo da vida proporcionado pela Mãe Natureza e seus atores: o ser humano íntegro voltado à reconstrução.

 

Não perca nossas publicações...

Inscreva-se agora e receba todas as novidades em seu e-mail, é fácil e seguro!

Desenvolvido por YouSee Marketing Digital - Nós amamos o que fazemos
| Hosted in Google Servers with blogger technology |: