12 de jun de 2016

Publicado em:

Projeto espalha árvores pelas ruas de Santa Catarina.

meio ambiente
Apesar de ser pequeno e contar com apenas três integrantes fixos, os resultados já são muito expressivos. | Foto: Reprodução

Apenas neste ano já foram plantadas mais de 300 mudas e até dezembro a expectativa é chegar a mil novas árvores.

Virada do ano é sempre tempo de traçar novas metas, sonhos e objetivos. Foi em uma promessa de ano novo que a jornalista e empresária Cláudia Müller começou um projeto maravilhoso, que tem espalhado árvores nativas pela cidade de Balneário Camboriú, em Santa Catarina.

“A ideia de plantar pelo menos 500 novas árvores por ano eu coloquei como meta desde o dia 01 de janeiro deste ano. Tanta gente promete tanta coisa no ano novo e eu me comprometi com este objetivo”, explicou Claudia, em entrevista ao CicloVivo.

A promessa virou o projeto “Plantando Por Aí”. Apesar de ser pequeno e contar com apenas três integrantes fixos, os resultados já são muito expressivos. Apenas neste ano já foram plantadas mais de 300 mudas e até dezembro a expectativa é chegar a mil novas árvores.

As mudas são produzidas no quintal da empresária e os plantios feito com recursos próprios e realizados com a ajuda de voluntários, principalmente Dona Lúcia, de 57 anos, e Alisson, de apenas doze anos. O trio se reúne uma vez na semana para realizar os plantios e a manutenção das mudas já plantadas.


A empresária explica que, mesmo antes do projeto tomar forma, ela já plantava árvores. O hábito começou há três anos e, sozinha, ela já soma mais de mil árvores no currículo. “Ando pela cidade sempre de olho. Onde acho um lugar ‘disponível’ ou que tenha espaço para uma árvore, volto lá e planto. Calçadas, praças, parques, canteiros. Já plantamos em quatro cidades diferentes”, comentou, acrescentando que todas as espécies são nativa e, de preferência frutíferas, para atrair a biodiversidade local.


Além do plantio, Claudia acrescenta que existe todo um cuidado para garantir que as árvores se desenvolvam adequadamente. “Pelo menos uma vez por mês retornamos para analisar o crescimento das novas árvores, colocar estacas, fazer as amarrações de novos galhos etc.”


Para que o projeto cresça e Balneário Camboriú fique ainda mais arborizada, Claudia espera divulgar mais o trabalho e conquistar novos voluntários. O grupo está aberto e qualquer um que tenha interesse pode participar dos plantios.

Por Thaís Teisen – Redação CicloVivo

Alfredo de Pontal

Autor & Editor

O portal Águas de Pontal abre as cortinas para mostrar o grande espetáculo da vida proporcionado pela Mãe Natureza e seus atores: o ser humano íntegro voltado à reconstrução.

 

Não perca nossas publicações...

Inscreva-se agora e receba todas as novidades em seu e-mail, é fácil e seguro!

Desenvolvido por YouSee Marketing Digital - Nós amamos o que fazemos
| Hosted in Google Servers with blogger technology |: