19 de jun de 2016

Publicado em:

GOLFINHOS SÃO ENCONTRADOS MORTOS NO LITORAL DO PARANÁ

meio ambiente

A coordenadora do Laboratório de Ecologia e Conservação do CEM, Camila Domit, explica que o encalhe de animais nesta época do ano é frequente por conta de três fatores. O primeiro deles é uma maior quantidade de cardumes de peixes, o que atrai outros animais para alimentação. Os cardumes também são os alvos dos pescadores. A atividade é intensificada neste período. Os animais podem sofrer acidentes com as embarcações ou as consequências da pesca, tanto comercial quanto esportiva.

Além disto, as correntes marinhas trazem as carcaças de animais mortos para as praias. De acordo com Camila, a interação entre os fatores ambientais e humanos é maior durante os meses mais frios do ano.

A equipe do laboratório recolheu amostras dos golfinhos encontrados hoje e vai realizar as análises para determinar os motivos das mortes. Em Matinhos, os moradores localizaram um golfinho de nariz de garrafa; em Superagüi, foi um golfinho de dentes rugosos.

Camila alerta que o número de animais encontrados nas praias paranaenses está acima da média nos últimos meses. O CEM está compilando estes dados e deve apresentá-los em breve.

A equipe do laboratório faz monitoramento todos os dias durante a manhã em vários pontos do litoral do estado. Os encalhes podem acontecer em outros períodos e os pesquisadores contam com o auxílio da população local para a comunicação.

Fonte: https://nelsonmademar.wordpress.com

Alfredo de Pontal

Autor & Editor

O portal Águas de Pontal abre as cortinas para mostrar o grande espetáculo da vida proporcionado pela Mãe Natureza e seus atores: o ser humano íntegro voltado à reconstrução.

 

Não perca nossas publicações...

Inscreva-se agora e receba todas as novidades em seu e-mail, é fácil e seguro!

Desenvolvido por YouSee Marketing Digital - Nós amamos o que fazemos
| Hosted in Google Servers with blogger technology |: