29 de jun de 2016

Publicado em: ,

Cultivo, venda e consumo de ostra e mariscos estão proibidos no Paraná

destaques saúde
Ostras não podem ser cultivadas nem consumidas no Paraná temporariamente (Foto: Arnaldo Alves / AEN)

Medida vale a partir desta quarta-feira (29), conforme o governo estadual Motivo é a confirmação do fenômeno 'maré vermelha' nas baías do estado.

A partir desta quarta-feira (29), estão proibidos o cultivo, a extração, a pesca, a venda e o consumo de ostras, mariscos, berbigões e vieiras no Paraná. Segundo o governo estadual, a medida é preventiva, já que foi confirmada a "maré vermelha" nas baías de Paranaguá e Guaratuba, no litoral. Peixes, camarões e outros frutos do mar não são atingidos pela medida.

O fenômeno "maré vermelha" aumenta o risco de contaminação generalizada desses frutos do mar. Depois que o laudo laboratorial confirmou a presença de microalgas e toxinas nocivas à saúde humana em amostras de água e ostras, equipes da Secretaria Estadual da Saúde (Sesa) e da Secretaria Estadual da Agricultura e Abastecimento (Seab) tomaram a decisão.

Se ingeridas, as substâncias são prejudiciais à saúde e podem causar diarreia, vômito e dor abdominal. A intoxicação acontece por meio do consumo de animais marinhos contaminados, em especial os moluscos bivalves, que são considerados filtradores do mar.
O governo estadual informou que a liberação deve ocorrer quando a situação fot considerada normal, sem riscos à saúde da população.

Fonte: http://g1.globo.com/pr/parana

Alfredo de Pontal

Autor & Editor

O portal Águas de Pontal abre as cortinas para mostrar o grande espetáculo da vida proporcionado pela Mãe Natureza e seus atores: o ser humano íntegro voltado à reconstrução.

 

Não perca nossas publicações...

Inscreva-se agora e receba todas as novidades em seu e-mail, é fácil e seguro!

Desenvolvido por YouSee Marketing Digital - Nós amamos o que fazemos
| Hosted in Google Servers with blogger technology |: