14 de mar de 2016

Publicado em:

VEJA 25 RECORDES FANTÁSTICOS DO MUNDO DOS MAMÍFEROS

curiosidades

O maior mamífero do mundo (e que, na verdade, é também um dos maiores seres vivos do planeta) é a baleia-azul, com 30 metros de comprimento e cerca de 90 toneladas de peso.

O menor mamífero é o musaranho, com apenas 10 centímetros. Quando nasce, ele é menor do que uma abelha. Detalhe: o musaranho é também o animal de metabolismo mais rápido.

O mais alto é a girafa. Um animal adulto pode medir de 5,5 a 6 metros de altura.

O de vida mais longa é “mamífero-humano”. Um homem pode viver até 110 anos. O segundo lugar pertence ao elefante asiático, com 78 anos.

O mamífero mais lento do planeta é a preguiça. Ela se move a uma velocidade de 2,2 metros por hora.

Também conhecido como cheeta, o guepardo é o felino mais rápido do planeta. Consegue se locomover a 100 quilômetros por hora sem problemas. O detalhe é que ele não costuma se deslocar a grandes distâncias.

O mamífero mais fedorento do mundo é o diabo-da-Tasmânia (ele mesmo, o Taz). Em segundo lugar, vem o gambá e em terceiro, as hienas.

O diabo-da-Tasmânia é também o mais feroz. Não foi à toa que ele inspirou o personagem Taz da turma do Pernalonga.

O mais nojento deve ser a hiena. Você sabia que elas comem excrementos? Pois é, elas costumam comer excrementos de gazelas e gnus.

A hiena é também o mamífero com a mordida mais forte. Uma mordida de uma hiena é capaz de esmagar os ossos das vítimas. Aliás, a hiena possui um sistema gástrico que permite a digestão de ossos. A segunda mordida mais forte é a da onça-pintada.

A baleia-azul é o mais comilão. Um único exemplar é capaz de comer 4 toneladas de krill – uma espécie de crustáceo parecida com o camarão – por dia, o que equivale ao peso médio de um elefante africano adulto.

O título de mais barulhento vai para a baleia-azul, que é capaz de emitir sons tão ruidosos quanto os de um avião a jato.

É difícil afirmar qual é o mais silencioso, mas o maior candidato é a girafa. Ela emite grunhidos tão baixos (mais comuns na época do acasalamento) que, durante muito tempo, pensou-se ser um animal mudo.

Depois dos humanos, os mamíferos mais inteligentes são os golfinhos.

Um dos mais preguiçosos é o leão, que chega a dormir até 20 horas por dia.

Tirando os humanos, o elefante é o maior candidato a título de memória mais aguçada. Um elefante é capaz de lembrar de um evento ou de um tratador anos depois.

O maior roedor do mundo é a brasileiríssima capivara.

O mamífero com a gestação mais longa é o elefante, que dura 22 meses.

Já o de gestação mais breve é a do bandicut, um marsupial de nariz curto. Ela dura apenas 12 dias.

O recorde de maior filhote é da baleia-azul. Ao nascer, o filhote pesa “apenas” 200 quilos.

Um elefantinho vem ao mundo pesando cerca de 100 quilos.

Os bebês de algumas espécies de baleias chegam a mamar 500 litros de leite num só dia.

Os filhotes do urso-cinzento costumam nascer com meio quilo, mas podem facilmente atingir os 90 quilos no curto período de um ano.

A girafinha já nasce com uma altura impressionante: até 2 metros. Como as mamães-girafas não se deitam para dar à luz, o bebê acaba despencando de uma altura de dois metros e meio.

O maior mamífero do Brasil é a anta. Quando adulta, ela pode pesar 300 quilos e alcançar 1 metro de altura.

Fonte: http://www.maiscuriosidade.com.br/

Alfredo de Pontal

Autor & Editor

O portal Águas de Pontal abre as cortinas para mostrar o grande espetáculo da vida proporcionado pela Mãe Natureza e seus atores: o ser humano íntegro voltado à reconstrução.

 

Não perca nossas publicações...

Inscreva-se agora e receba todas as novidades em seu e-mail, é fácil e seguro!

Desenvolvido por YouSee Marketing Digital - Nós amamos o que fazemos
| Hosted in Google Servers with blogger technology |: