18 de mar de 2016

Publicado em:

Um dos principais problemas ambientais do Brasil é a poluição de seu litoral.

meio ambiente

Um dos principais problemas ambientais brasileiros é a poluição do litoral, causada por diversos fatores, a saber:

A grande concentração demográfica e urbanização do litoral brasileiro, que muitas vezes é tido como um depósito de lixo por grande parte da população litorânea.

Poluição da água dos rios: Os rios brasileiros estão cada vez mais poluídos. Indústrias, residências, lavouras, mineradoras, entre outros, despejam, muitas vezes sem realizar o tratamento adequado, toneladas de resíduos de todos os tipos nos rios brasileiros. A maior parte dessa poluição é transportada por todo o curso do rio até desaguar no mar, contribuindo para a poluição das áreas litorâneas.

Poluição provocada pelo vazamento de petróleo: Como a maior parte da extração de petróleo do Brasil ocorre no litoral, é comum que ocorram acidentes envolvendo navios petroleiros e oleodutos no país, o que provoca o surgimento da Maré Negra.

O aumento das atividades turísticas. O litoral brasileiro é um dos principais destinos turísticos do país, atraindo multidões de brasileiros e estrangeiros todos os anos que querem aproveitar o clima tropical do país nas diversas praias espalhadas no litoral. Porém, muitas vezes, a falta de consciência ambiental por parte dos turistas contribui para a poluição dessas áreas.

Os desastres ambientais, como o que aconteceu em Mariana (MG), são responsáveis pelo lançamento de diversos poluidores no litoral brasileiro.

Os acidentes no transporte marítimo, que, além do petróleo, lançam diversos agentes poluidores nas águas oceânicas brasileiras.


A poluição do litoral tem impactado o meio ambiente marinho

Essa poluição descontrolada do meio ambiente marinho e costeiro tem causado diversos impactos para a vida que se encontra nessa região, provocando a morte e mutação de várias espécies de plantas e animais e a destruição de habitat essenciais para a vida nos mares, como recifes e mangues. Além disso, a poluição do litoral causa também problemas para a própria sociedade que polui, como a diminuição da quantidade de peixes disponíveis para a pesca, a contaminação do ser humano pela ingestão de água ou animais contaminados, aumento de doenças causadas por vetores que se reproduzem em água contaminada, etc.

Fonte: Aluno Online - Por Thamires Olimpia Silva - http://www.espacoecologiconoar.com.br/

Alfredo de Pontal

Autor & Editor

O portal Águas de Pontal abre as cortinas para mostrar o grande espetáculo da vida proporcionado pela Mãe Natureza e seus atores: o ser humano íntegro voltado à reconstrução.

 

Não perca nossas publicações...

Inscreva-se agora e receba todas as novidades em seu e-mail, é fácil e seguro!

Desenvolvido por YouSee Marketing Digital - Nós amamos o que fazemos
| Hosted in Google Servers with blogger technology |: