10 de mar de 2016

Publicado em:

A inteligência artificial do Google vence os humanos – mais uma vez

curiosidades

O programa de inteligência artificial do Google venceu um humano no jogo de estratégia Go após uma partida que durou três horas e meia. O software AlphaGo, criado pela companhia de inteligência artificial DeepMind, adquirida pelo Google em 2014, venceu o sul-coreano Lee Sedol, o número um do mundo em Go nos últimos dez anos. Em 2015, o robô bateu o campeão europeu da modalidade. O milenar jogo oriental de tabuleiro sempre foi considerado um dos maiores desafios para os computadores por seu amplo espectro de movimentos das peças – muito superior ao do xadrez, por exemplo.

De acordo com o Google, AlphaGo conquistou a primeira vitória de cinco jogos que deverá realizar contra Lee Sedol. Ao final do torneio, o ganhador receberá 1 milhão de dólares. “Nós ainda temos quatro jogos pela frente, tudo pode acontecer. Qualquer que seja o resultado, nós sentimos que esse torneio mostra o poder da capacidade inventiva dos humanos”, disse Demis Hassabis, um dos fundadores e chefe da DeepMind.

AlphaGo realizou 186 movimentos até que Lee admitisse que o software tinha uma vantagem insuperável. O prêmio, no entanto, será de quem tiver vencido três dos cinco jogos que serão realizados. Os próximos desafios entre os dois estão agendados para 10, 12, 13 e 15 de março.

Em uma coletiva de imprensa após o jogo, o sul-coreano se mostrou surpreso com a desenvoltura do programa. “Não sabia que AlphaGo seria capaz de apresentar jogadas tão perfeitas”, afirmou Sedol. Caso o software ganhe o campeonato, Hassabis disse que vai repassar o dinheiro para instituições de caridade.

Grande vitória – Em outubro passado, AlphaGo venceu todos os jogos de uma série de cinco contra o campeão europeu de Go, Fan Hui. Até então, programas de computador haviam apenas derrotado amadores no jogo oriental. O índice de vitórias do AlphaGo contra outros softwares especializados em Go é de 99,8%. A vitória da máquina contra um campeão humano não significa um progresso apenas no campo do entretenimento – a técnica usada pelo robô poderá trazer inúmeros avanços nas diversas áreas da inteligência artificial, como a medicina, economia e meteorologia.

Algoritmos – O AlphaGo, destacaram os criadores, pode permitir importantes avanços em setores que antes pareciam inacessíveis. De acordo com os especialistas da DeepMind, o software utiliza “redes de valor” para avaliar posições no tabuleiro e “redes de tática” para escolher os movimentos das peças. Além disso, os algoritmos do programa aprenderam a jogar interpretando os padrões do jogo e também assimilando as informações das próprias jogadas e dos movimentos dos oponentes. Por isso, a técnica do AlphaGo poderá ser utilizada em diversas áreas da inteligência artificial que usem o reconhecimento de padrões complexos, planejamento de longo prazo e tomada de decisão. Os exemplos vão desde equipamentos médicos de diagnósticos por imagem até modelos de previsão meteorológica.

Regras – O Go é disputado sobre um tabuleiro feito com 19×19 linhas. Os oponentes devem colocar de forma alternada peças brancas e negras nas interseções livres. O objetivo é dominar a maior parte da superfície do tabuleiro. Os jogadores devem escolher entre colocar as peças juntas, protegê-las para evitar que sejam capturadas ou separá-las de modo que possam ocupar maior espaço.

Fonte: Veja - Redação - http://www.espacoecologiconoar.com.br/

Alfredo de Pontal

Autor & Editor

O portal Águas de Pontal abre as cortinas para mostrar o grande espetáculo da vida proporcionado pela Mãe Natureza e seus atores: o ser humano íntegro voltado à reconstrução.

 

Não perca nossas publicações...

Inscreva-se agora e receba todas as novidades em seu e-mail, é fácil e seguro!

Desenvolvido por YouSee Marketing Digital - Nós amamos o que fazemos
| Hosted in Google Servers with blogger technology |: