14 de fev de 2016

Publicado em:

Prefeitura realiza treinamento contra a dengue em escolas municipais de Paranaguá

saúde

Biólogo Caio Fernandes promove sensibilização e capacitação de pais, professores, diretores e alunos no combate à doença, realizando também treinamento em empresas e outros estabelecimentos.

A conscientização quanto à dengue e à necessidade de combate à doença é uma das preocupações da Prefeitura de Paranaguá aplicada aos profissionais que atuam nas escolas municipais. O biólogo Caio Fernandes, pertencente ao quadro de funcionários da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa), está realizando treinamento de diretores, professores, pais e alunos nas escolas municipais de Paranaguá, para a prevenção e combate à dengue. A medida foi uma determinação do prefeito Edison Kersten.


De acordo com Caio Fernandes, além do treinamento nas escolas, ele também repassa informações no combate à dengue em empresas, centros de ensino particulares e estabelecimentos comerciais. O biólogo atua em treinamentos feitos 3 vezes por dia, atendendo de 150 a 200 pessoas. “Esses cidadãos acabam passando as informações contra a dengue para a sociedade, tornando-se agentes multiplicadores na luta contra a doença”, ressalta Caio.


O objetivo do treinamento é a sensibilização e capacitação dos cidadãos para a luta contra a dengue, onde o biólogo repassa o contexto histórico do Aedes Aegypti, que, segundo ele, está no Brasil desde o século XVIII. Segundo ele, o momento de epidemia da dengue em Paranaguá tem relação direta com o aspecto cultural do município. “Precisamos mudar como tratamentos a questão da destinação dos resíduos sólidos e da limpeza. É necessário sensibilizar a população para a eliminação de possíveis criadouros nas residências, assim como tirar o lixo das ruas”, completa.


Os treinamentos, que começarão a ser feitos no início de 2016, continuarão a serem ministrados nos próximos meses, com ideia central em mostrar o funcionamento biológico do Aedes Aegypti. O problema central da proliferação alta dos mosquitos tem relação com existência de criadouros em alto número em Paranaguá, presentes em calhas, pneus, garrafas pet, vasos de plantas, caixas d’água, piscinas, bem como vários resíduos sólidos que possam acumular água parada.


“As ações que estamos fazendo surtirão efeitos a longo prazo, com mensagem que irá evitar e diminuir os casos de dengue através de informações úteis para a prevenção e ao combate”, explica o biólogo. Segundo ele, o treinamento feito também repassará a necessidade de educação ambiental às crianças da rede municipal de ensino, algo que irá ajudar não só na luta contra a dengue, mas também como na preservação ambiental e em uma visão mais sustentável no planeta.

Quem quiser agendar treinamentos junto à Semsa contra a dengue pode entrar em contato com o telefone (41) 3420-2810. Além das escolas municipais e particulares, o biólogo Caio Fernandes está disponível para palestras em empresas, estabelecimentos comerciais, entre outras entidades privadas.

Fonte: http://www.pmpgua.com.br/

Alfredo de Pontal

Autor & Editor

O portal Águas de Pontal abre as cortinas para mostrar o grande espetáculo da vida proporcionado pela Mãe Natureza e seus atores: o ser humano íntegro voltado à reconstrução.

 

Não perca nossas publicações...

Inscreva-se agora e receba todas as novidades em seu e-mail, é fácil e seguro!

Desenvolvido por YouSee Marketing Digital - Nós amamos o que fazemos
| Hosted in Google Servers with blogger technology |: