2 de fev de 2016

Publicado em:

Cerca de 6,5% da população sofre com a hiperidrose, um distúrbio que provoca transpiração em excesso

saúde

O verão é a pior época do ano para quem tem hiperidrose. Mas como saber quando a transpiração em excesso é sinal da doença? No Norte e Nordeste, por exemplo, o calor é extremo com temperaturas acima dos 40º C. Por isso, transpirar é quase inevitável.

Mas existem casos em que o suor é sinal de um problema de saúde. De acordo com a Sociedade Internacional de Hiperidrose cerca de 6,5% da população sofre com a hiperidrose, um distúrbio que provoca transpiração em excesso, principalmente nas axilas, palmas das mãos e planta dos pés.

Por isso, Marcelo de Paula Loureiro, diretor do Instituto Jacques Perissat (IJP Curitiba/PR) e Doutor em cirurgia mini invasiva (Universidade de Bordeaux/França), esclarece alguns mitos e verdades que ajudam a identificar se você está suando só por causa do calor ou se está na hora de procurar um médico.

Só transpiramos no calor?
MITO: A função do suor é controlar a temperatura do corpo e isso acontece em qualquer estação do ano. Porém, transpirar muito sem fazer esforço físico ou em um ambiente frio pode ser indicio de Hiperidrose. Também pode ser sinal de diabetes ou menopausa.

Suamos até embaixo d’água?
VERDADE: Mesmo debaixo d’água o corpo produz suor, principalmente quando se pratica uma atividade física como a natação, mergulho esportivo ou hidroginástica.

Quem transpira cheira mal?
MITO: O que provoca os populares “cê-cê” ou “chulé” não é o suor, mas sim, a presença de bactérias e fungos em certas partes do corpo. No caso da hiperidrose, no entanto, é importante buscar ajuda de um especialista para avaliar qual a melhor forma de tratamento (clinica ou cirúrgica).

Cirurgia pode acabar com o suor?
VERDADE: Se a transpiração for decorrente da hiperidrose, sim. A simpatectomia lombar endoscópica, por exemplo, é uma técnica minimamente invasiva utilizada em casos de suor excessivo nos pés e a simpatectomia torácica, para tratar o suor em excesso das mãos e axilas.

Gravidez faz aumentar o suor?
VERDADE: O aumento de hormônios e do fluxo sanguíneo pode causar o excesso de suor, sintoma que tende a desaparecer com o final da gestação. Porém, se os sintomas persistirem é importante procurar um médico para afastar a possibilidade de hiperidrose.

Suar emagrece?
MITO: A transpiração elimina apenas água e sais minerais – e não gorduras – , que são repostos com a hidratação (beber água ou isotônicos).



Fonte: Ciclo Vivo

Alfredo de Pontal

Autor & Editor

O portal Águas de Pontal abre as cortinas para mostrar o grande espetáculo da vida proporcionado pela Mãe Natureza e seus atores: o ser humano íntegro voltado à reconstrução.

 

Não perca nossas publicações...

Inscreva-se agora e receba todas as novidades em seu e-mail, é fácil e seguro!

Desenvolvido por YouSee Marketing Digital - Nós amamos o que fazemos
| Hosted in Google Servers with blogger technology |: