5 de fev de 2016

Publicado em:

5 razões para comer feijão todos os dias

saúde
A quantidade de ferro no feijão é quase a mesma da carne vermelha. | Foto: iStock by Getty Images

O arroz com feijão é uma combinação simples e que garante a melhor absorção de nutrientes de ambos os alimentos.

O feijão é um antigo conhecido da culinária brasileira. Os índios já tinham o hábito de consumir a leguminosa, misturada com farinha, e o costume ganhou ainda mais importância na cultura nacional a partir da chegada dos escravos africanos, responsáveis pela criação de um dos pratos típicos do país: a feijoada.

Não importa qual seja a variedade ou a mistura, o que se sabe é que o feijão é essencial para uma dieta saudável e balanceada. Para os veganos e vegetarianos ele é ainda mais importante, por ser uma excelente fonte de ferro, proteínas e vitaminas diversas. De acordo com estudos da Empresa Brasileira de Pesquisas Agropecuárias (Embrapa), o tradicional arroz com feijão é uma combinação simples e que garante a melhor absorção de nutrientes de ambos os alimentos.

Veja abaixo alguns motivos para incluir o feijão na dieta:

Ajuda a prevenir doenças e o envelhecimento das células
O feijão possui substâncias antioxidantes que auxiliam na absorção de nutrientes, promovem a reconstrução dos tecidos e têm ação antialérgica.

Pode substituir a proteína animal
Para quem quer manter uma dieta saudável sem ingerir alimentos de origem animal, o feijão é um aliado imprescindível, principalmente para garantir a quantidade ideal de proteína nas refeições. Em apenas uma colher de feijão é possível obter mais de três gramas de proteína. A combinação com o arroz facilita ainda mais a absorção deste nutriente.

Rico em ferro
Um estudo publicado na revista científica Scielo comparou os níveis de ferro na carne bovina e no feijão carioca, um dos mais comuns no Brasil. A comparação mostrou que a substância é praticamente igual em ambos os alimentos. Enquanto a carne vermelha apresentou 0,1037 mg/g, o feijão teve 0,1013 miligramas de ferrão a cada grama de alimento.

Faz o intestino funcionar melhor
O feijão possui grande quantidade de fibras. A cada cem gramas de feijão é possível obter 19 gramas de fibras, que ajudam na digestão e garantem saciedade.

Mantém o coração saudável
As vitaminas do complexo B, presentes no feijão garantem o bom funcionamento do sistema nervoso, muscular e do coração. Além disso, as fibras ajudam a reduzir o colesterol ruim.

Fonte: Redação CicloVivo

Alfredo de Pontal

Autor & Editor

O portal Águas de Pontal abre as cortinas para mostrar o grande espetáculo da vida proporcionado pela Mãe Natureza e seus atores: o ser humano íntegro voltado à reconstrução.

 

Não perca nossas publicações...

Inscreva-se agora e receba todas as novidades em seu e-mail, é fácil e seguro!

Desenvolvido por YouSee Marketing Digital - Nós amamos o que fazemos
| Hosted in Google Servers with blogger technology |: