11 de jan de 2016

Publicado em:

CENTRO DE ENDEMISMO BELÉM

meio ambiente


Uma biodiversidade singular


O Centro de Endemismo Belém (CEB) é uma das regiões mais ricas da Amazônia, mas também uma das mais ameaçadas: cerca de 70% das suas florestas já foram desmatadas para dar lugar a cidades e a uma agropecuária de baixa produtividade. Essas atividades econômicas não foram capazes de levar desenvolvimento humano para a região e ainda colocaram em risco diversas espécies que não ocorrem em nenhum outro lugar do planeta. Os 128 municípios que compõem essa região são caracterizados por baixos Índices de Desenvolvimento Humano (IDH) e altos Índices de Desigualdade (Gini). Ou seja, os desafios são imensos no que diz respeito à necessidade do desenvolvimento de atividades produtivas que aliem a proteção e a recuperação do capital natural.

Oportunidade para a transformação

Nos últimos 10 anos, a palma de dendê - a oleaginosa mais consumida no mundo - ganhou novos incentivos para a produção na região do CEB. Hoje, quase 90% da produção nacional deste óleo é proveniente dessa região, impulsionada pela demanda por matéria prima para a produção de biodiesel, principalmente. No Brasil, o cultivo da palma de dendê oferece uma oportunidade para estabelecer um modelo sustentável para o setor, aliando produção agricola, conservação do capital natural, geração de renda e inclusão social. A CI-Brasil acredita que é possível estabelecer um modelo de produção sustentável sem a derrubada de nenhuma nova árvore nativa da região.

Desde 2007 a CI-Brasil atua no CEB em parceria com os governos estadual e federal, universidades e centros de pesquisas, empresas, organizações não-governamentais e associações locais para apoiar a implementação de um modelo sustentável de desenvolvimento. Transformando informação científica em ações concretas, a CI-Brasil espera contribuir para um projeto de transição sustentável na região.

Nosso objetivo

Contribuir para um modelo de desenvolvimento agrícola na região que garanta a proteção e recuperação da floresta amazônica e aumente o bem-estar de comunidades locais na região do Centro de Endemismo Belém.

Fonte: http://www.conservation.org/

Alfredo de Pontal

Autor & Editor

O portal Águas de Pontal abre as cortinas para mostrar o grande espetáculo da vida proporcionado pela Mãe Natureza e seus atores: o ser humano íntegro voltado à reconstrução.

 

Não perca nossas publicações...

Inscreva-se agora e receba todas as novidades em seu e-mail, é fácil e seguro!

Desenvolvido por YouSee Marketing Digital - Nós amamos o que fazemos
| Hosted in Google Servers with blogger technology |: