2 de jan de 2016

Publicado em: ,

Aprenda como tratar picadas de insetos com remédios naturais caseiros

destaques saúde

Não é porque regiões vegetativas abrigam mais insetos que deixaremos de desfrutar do maravilhoso contato com a natureza, não é mesmo? Parques, praias e montanhas são refúgios importantes para nosso equilíbrio e é possível apreciar esses momentos sem sofrer tanto com picadas de insetos. Alguns produtos naturais servem como ótimos repelentes,enquanto outros acalmam as inflamações de picadas. Todos são boas opções para a saúde de quem usa e para a preservação desses ambientes naturais tão importantes para nosso bem-estar.

Os mosquitos são atraídos pelo sangue humano, pois ele representa uma boa fonte de alimentos. Mas as picadas deixadas podem causar desde inflamações leves até reações alérgicas. Alguns insetos também são capazes de transmitir doenças, como malária e dengue.

Sendo assim, quando você estiver em contato com a natureza, é interessante usar blusas e calças compridas para diminuir a área exposta do corpo. Algumas plantas como lavanda, citronela, manjericão e alecrim ajudam a manter os insetos distantes e são bons repelentes naturais.

Caso o mosquitinho insistente já tenha conseguido picar, conheça uma lista de substâncias que são bons remédios naturais e podem contribuir para amenizar o problema:

Azeites naturais: substâncias como o cedro e a lavanda aliviam coceiras e podem ser aplicados direto no machucado. Os azeites devem ser evitados em crianças ou pessoas que possam apresentar alergia a esse tipo de substância.

Aloe vera: também conhecida como babosa, é um agente antisséptico natural. Utilize o óleo presente nas folhas para aplicar sobre a ferida. Além de aliviar a coceira, ele tira o inchaço e contribui para uma rápida cicatrização.

Mamão papaia: a fruta neutraliza os efeitos causados pelo veneno dos insetos. Ele pode ser aplicado direto no machucado e, depois de alguns minutos é só lavar abundantemente.

Mel: com suas propriedades antimicrobianas, o mel pode ser aplicado direto nas picadas. Ele previne infecções e ajuda na sensação de alívio.

Alho: este é um ótimo cicatrizante e ainda possui propriedades antibióticas e antibacterianas. Macere o alho até formar uma pasta e aplique sobre a ferida.

Tomate: o fruto é um bom analgésico para insetos que picam com ferrão. Primeiro é importante retirar o ferrão, depois aplicar o tomate em fatias na área ferida. Ele alivia a dor e a inflamação.



Fonte: Pensamento Verde

Alfredo de Pontal

Autor & Editor

O portal Águas de Pontal abre as cortinas para mostrar o grande espetáculo da vida proporcionado pela Mãe Natureza e seus atores: o ser humano íntegro voltado à reconstrução.

 

Não perca nossas publicações...

Inscreva-se agora e receba todas as novidades em seu e-mail, é fácil e seguro!

Desenvolvido por YouSee Marketing Digital - Nós amamos o que fazemos
| Hosted in Google Servers with blogger technology |: