31 de dez de 2015

Publicado em: ,

Ônibus elétrico anda 430 km com apenas uma carga de energia

destaques meio ambiente
Veículo não foi adaptado, mas totalmente construído para ser elétrico.

Inovação promete aquecer o mercado automobilístico, já que os custos são baixos e os benefícios grandes.

A mobilidade urbana é um dos temas que mais preocupam governo, sociedade e, principalmente, indústrias automobilísticas. Com a população e o número de carros aumentando cada vez mais, é preciso buscar alternativas que possam atender a todos e, ainda, garantir o desenvolvimento sustentável.

Pensando nisso, muitas empresas tem lançado carros híbridos e plataformas que buscam incentivar o uso de transporte público e as caronas. É o caso da Proterra, que está tentando colocar nos ônibus a mesma tecnologia que a Tesla tem colocado nos carros.

Os ônibus elétricos da empresa têm se destacado por sua eficiência e pelo pouco peso. Com uma tecnologia avançada e uma equipe voltada a inovações, a empresa bateu um recorde ao conseguir com que o meio de transporte andasse 430 km com apenas uma carga de energia, de 257 kWh.

A velocidade média foi de 30km e consumo médio de energia foi de 0,8 kWh/milha. Considerando que o veículo é grande e transporta muitas pessoas, a marca chama a atenção de toda a indústria.

De acordo com o General Transit Feed Specification (GTFS), nas rotas de ônibus urbanos e rurais presentes nos Estados Unidos é possível fazer mais viagens com apenas uma carga.

O ônibus da Proterra tem um diferencial importante, que é o motor desse avanço tecnológico: é o único veículo de transporte de massa construído do zero para ser um veículo elétrico – os demais são adaptados. O corpo aerodinâmico único, feito de fibra de carbono e materiais avançados, permite a redução do peso para garantir a máxima eficiência.

Modelo tem custo baixo

A empresa prevê um importante salto nos transportes coletivos, já que o modelo tem baixo custo operacional em relação ao diesel e ao GNV. Além disso, estima-se que o veículo tenha uma vida útil de 12 anos e que os custos de manutenção sejam praticamente nulos.

De todos os benefícios, um deles é o mais importante: o impacto ambiental. Segundo a empresa, as emissões devem reduzir drasticamente.

Fonte: http://www.pensamentoverde.com.br/

Alfredo de Pontal

Autor & Editor

O portal Águas de Pontal abre as cortinas para mostrar o grande espetáculo da vida proporcionado pela Mãe Natureza e seus atores: o ser humano íntegro voltado à reconstrução.

 

Não perca nossas publicações...

Inscreva-se agora e receba todas as novidades em seu e-mail, é fácil e seguro!

Desenvolvido por YouSee Marketing Digital - Nós amamos o que fazemos
| Hosted in Google Servers with blogger technology |: