28 de dez de 2015

Publicado em:

Batata pode proporcionar uma grande variedade de remédios naturais

saúde

Seja em saladas ou legumes com ela cozidos e até como acompanhamento de pratos principais, a batata é alimento adequado para diversas receitas. Muito rica em amido, um carboidrato, principalmente quando cozida, é apreciada por atletas por tratar-se de uma ótima fonte de energia, assim como, quando fritas, é admirada por crianças e pessoas que as pedem como porção.

Outras vantagens pouco conhecidas desse tubérculo são sua valiosa ajuda na medicação, limpeza e jardinagem, pois com ele é possível elaborar uma grande variedade de remédios naturais; a batata é uma aliada nos cuidados a saúde e beleza e também na limpeza da casa e do jardim. Para saber mais sobre essas vantagens, acompanhe abaixo vinte aplicações alternativas da batata.

Saúde e beleza
Queimaduras solares
As fatias e cascas da batata são conhecidas por serem remédios naturais que podem ser aplicados sobre a pele, em caso de queimaduras solares. A sensação de alívio e a atenuação do vermelhão causado pelo sol que a batata proporciona podem ser atribuídos ao teor de amido que possui.

Tratamento antienvelhecimento
A água do cozimento das batatas após arrefecimento (esfriamento), pode ser utilizada na limpeza do rosto. As propriedades benéficas da batata ajudam no tratamento de antienvelhecimento.

Inchaço e olheiras
Um método natural para aliviar olheiras e inchaços é colocar fatias finas de batatas sobre a região. Seu uso vai reduzir o inchaço e olheiras, sinais causados pela fadiga.

Dor de cabeça
Uma maneira de aliviar a dor de cabeça irritante é esfregando as têmporas em um movimento circular e suave com fatias de batata. Faça isso regularmente para sentir o alívio.

Insônia
Comer batatas cozidas no jantar pode posteriormente promover uma boa noite de sono. Quando se come uma comida pesada e de difícil digestão no jantar, você acaba tendo problemas durante o sono. A batata pode ajudar nessa ocasião devido a sua capacidade de equilibrar a acidez em nosso estômago.

Verrugas
O uso da batata pode acelerar o desaparecimento de verrugas. Para isso, uma fatia de batata deve ser esfregada sobre a verruga todos os dias até que ela desapareça. E a “chave” pra resolver esse problema é o alto teor de potássio e vitamina C do tubérculo.

Máscara facial
Para fazer a máscara você deve ferver uma batata e depois amassá-la com um garfo e adicionar uma colher de chá de sumo de limão. Feito isso, a máscara deve ser aplicada na face e esperar por dez minutos antes de ser lavada com água morna.

Compressas quentes e frias
As batatas conseguem manter por um bom tempo as temperaturas quentes e frias. Por essa razão, elas podem ser usadas, em substituição do saco de gelo ou água quente, para fazer compressas com a temperatura desejada. Basta aquecer ou arrefecer a batata e enrolá-la em uma gaze ou lenço e aplicar onde quiser.

Acne
Esfregue uma fatia de batata crua nas espinhas, manchas e pequenas imperfeições que você tiver, de modo que o suco contido nela possa entrar em contato com a pele. Depois, aguarde alguns segundos para enxaguar o local. Isso é ótimo para promover a cura e o desaparecimento das imperfeições.

Casa e jardim
Manchas e cola nas mãos
Antes da lavagem normal para retirar manchas e cola das mãos, passe uma fatia de batata crua. A ação da goma amacia a pele e facilita a remoção de resíduos de adesivo e da sujeira.

Excesso de sal
Para absorver o sal em excesso presente em uma panela ainda no fogo, por exemplo, adicione uma pequena batata inteira na panela, ela absorverá o sal excedente.

Limpeza de sapatos
Para a limpeza de sapatos feitos de material impermeável e de solas de borracha, você pode facilitar a remoção da sujeira limpando as partes afetadas com uma fatia de batata crua. Depois passe um pano ou uma escova para sapatos.

Compostagem
A batata e sua casca também são compostáveis. Dessa forma, você diminui a quantidade de resíduos a serem destinados a aterros, reduz sua pegada de carbono, pois uma quantidade menor de metano (CH4) será liberada na atmosfera e ainda produz um fertilizante de primeira.

Plantio de batatas
Você pode manter algumas de suas batatas para tentar plantá-las em seu jardim ou em um vaso. Antes de plantá-las é necessário que elas comecem a brotar. Para que isso aconteça, ela deve ser colocada num local bem iluminado durante alguns dias. É aconselhável cortar as batatas brotadas em várias partes antes do plantio.

Limpeza de ferramentas enferrujadas
Para limpar ferramentas enferrujadas, recomendamos primeiro esfregar fatias de batatas cruas nas ferramentas e, em seguida, em cinzas de madeira. A utilização da batata deve facilitar a remoção da oxidação causada pela ferrugem.

Limpeza de talheres
Uma solução simples para limpar e polir os talheres é manter a água do cozimento, sem sal, das batatas. As batatas devem ser retiradas da água e os talheres devem ficar imersos no líquido morno durante uma hora, antes de ser enxaguados.

Vasos de flores
Se você decidiu decorar a mesa com flores de haste longa, mas não tem os materiais usados ​​por floristas para proteger os caules, a fim de que as flores permaneçam na posição desejada, não tem problema. Corte a batata ao meio e a utilize como base.

Gerânios
A batata crua pode ser usada em transplantes de seus novos gerânios, de modo a dar a essas flores a nutrição que elas precisam. Faça um buraco na batata, insira a haste e plante em um vaso cheio com terra.



Fonte: Ecycle

Alfredo de Pontal

Autor & Editor

O portal Águas de Pontal abre as cortinas para mostrar o grande espetáculo da vida proporcionado pela Mãe Natureza e seus atores: o ser humano íntegro voltado à reconstrução.

 

Não perca nossas publicações...

Inscreva-se agora e receba todas as novidades em seu e-mail, é fácil e seguro!

Desenvolvido por YouSee Marketing Digital - Nós amamos o que fazemos
| Hosted in Google Servers with blogger technology |: