12 de out de 2015

Publicado em:

Brasil luta pela criação do Santuário das Baleias do Atlântico Sul

meio ambiente

O Ministério do Meio Ambiente (MMA) articula para aprovar, na Comissão Internacional Baleeira (CIB), a proposta de criação do Santuário das Baleias do Atlântico Sul na próxima plenária da instituição, marcada para outubro de 2016, na Eslovênia.


Em novembro próximo, a Secretaria de Biodiversidade e Florestas do MMA realizará seminário com a presença de pesquisadores, representantes de órgãos governamentais e dos países-parceiros – Argentina, Uruguai e África do Sul – para discutir a revisão da proposta de criação da área de preservação e a elaboração do seu plano de manejo.

Consultorias

Para viabilizar todo esse processo, o MMA contratou dois consultores. Um revisará o documento que estabelece a criação do santuário, e o outro terá a missão de elaborar o plano de manejo da área colocada sob proteção, ação inédita do Brasil em relação aos outros dois já existentes, localizados ao sul do Oceano Índico e na região da Antártica.

A proposta encabeçada pelo Brasil será avaliada pelo Comitê Científico da CIB em junho do próximo ano e, depois, em outubro de 2016, pela plenária da Comissão Internacional Baleeira.

Este é um processo que começou em 1998, quando o Brasil iniciou sua trajetória pela instituição do santuário em parceria com Argentina, Uruguai e África do Sul. Ao longo desses anos, nas reuniões da CIB, o País vem mobilizando outras nações com o objetivo de fortalecer a proposta, que visa a conservação dos cetáceos.


Fonte: Ministério do Meio Ambiente - http://www.espacoecologiconoar.com.br

Alfredo de Pontal

Autor & Editor

O portal Águas de Pontal abre as cortinas para mostrar o grande espetáculo da vida proporcionado pela Mãe Natureza e seus atores: o ser humano íntegro voltado à reconstrução.

 

Não perca nossas publicações...

Inscreva-se agora e receba todas as novidades em seu e-mail, é fácil e seguro!

Desenvolvido por YouSee Marketing Digital - Nós amamos o que fazemos
| Hosted in Google Servers with blogger technology |: