15 de set de 2015

Publicado em:

Trens holandeses serão movidos a energia eólica

meio ambiente

A medida veio após alguns cidadãos se mobilizarem e pedirem maior investimento em energia limpa no país.


Medida foi tomada a pedido da população.

Uma população educada e consciente é capaz de contribuir de maneira eficaz para as políticas públicas. Um bom exemplo veio da Holanda, onde 886 cidadãos entraram com ações contra o governo pedindo por medidas que reduzissem as emissões de poluentes no ar.

A Corte Distrital de Haia analisou os processos e decidiu que o governo deveria reduzir as emissões de CO2 no país em pelo menos 25% nos próximos cinco anos. Após a decisão o governo corre para se adequar sem perder tempo.

A Holanda é um país com grande potencial em desenvolvimento de energia eólica, isso porque se encontra em uma região de fortes ventos. Para contribuir de maneira rápida e eficaz no cumprimento das medidas impostas, o governo optou por apostar em energia eólica como fonte de energia limpa no país.

Uma das primeiras áreas a serem adequadas às metas de redução e a utilizar como base energética a potência eólica é o sistema de mobilidade urbana. O país já é muito conhecido por suas medidas avançadas no quesito transporte e mobilidade.

Há ciclovias e sistemas de integração entre meios de transporte por todo o país e o uso de ônibus e trens é muito eficiente. Agora, junto com o pensamento em mobilidade, vem a solução para o problema da poluição que esses transportes trazem.

As ferrovias possuem um projeto no qual 50% do abastecimento do sistema deverá ser feito pela energia gerada pelos ventos até o fim deste ano. Até 2018 esse número deverá chegar a 100%. Como o potencial do país é excedente, outros países como a Bélgica e a Escandinávia já demonstram interesse na energia renovável produzida.

Em matéria publicada no jornal El Dinamo, Michael Kerkhof, que representa a empresa Eceno, comenta que a mobilidade é responsável por cerca de 20% das emissões de CO2 na Holanda. “Se nós queremos continuar viajando, é importante que façamos isso sem sobrecarregar o meio ambiente com CO2 e gases poluentes”.

Fonte: http://www.pensamentoverde.com.br

Alfredo de Pontal

Autor & Editor

O portal Águas de Pontal abre as cortinas para mostrar o grande espetáculo da vida proporcionado pela Mãe Natureza e seus atores: o ser humano íntegro voltado à reconstrução.

 

Não perca nossas publicações...

Inscreva-se agora e receba todas as novidades em seu e-mail, é fácil e seguro!

Desenvolvido por YouSee Marketing Digital - Nós amamos o que fazemos
| Hosted in Google Servers with blogger technology |: