28 de set de 2015

Publicado em:

Pesquisadores da USP estudam o uso consciente do Aquífero Guarani

meio ambiente

No subsolo da América do Sul existe uma das maiores reservas de água do planeta. O Aquífero Guaraní se estende por 1,2 milhões de km², compreendendo quatro países e oito estados brasileiros. São mais de 30 mil km² de água que vem se acumulando ao longo de milhões de anos. A fim de entender melhor o seu uso e desuso, pesquisadores da Universidade de São Paulo (USP) estão realizando diversos estudos como forma de preservar esse recurso natural.


Existem diversas possíbilidades de recarga natural do aquífero. Uma delas é através dos afloramentos — rochas arenosas que permitem uma grande absorção de água da superfície. A força da gravidade faz com que a água vá descendo pela terra adentro até chegar ao aquífero, onde se acumula.

— Desde 2004, vamos a campo. Também temos alguns postos de monitoramento que analisam a cada 15 dias os níveis do aquífero, com o objetivo de controlar os níveis de água — conta Edson Wendland, professor de Engenharia da USP São Carlos, que coordena uma pesquisa sobre o aquífero há mais de 10 anos.

O desmatamento, as diferentes culturas agrícolas e os períodos longos de chuva ou de seca também influenciam diretamente nos níveis da água. Por isso é tão importante manter estudos e monitoramento do aquífero.

O uso e preservação do Aquífero Guaraní são o foco de um outro estudo realizado pela USP da capital paulista., coordenado por Ricardo Hirata, professor de Geologia. Ele alerta sobre o uso indevido do aquífero em tempos de estiagem:

— Nós só temos uma chance de utilizar a água do aquífero, porque levou milhares de anos para ser acumulada. Por isso, a extração, o uso ou a gestão dessa água devem ser planejados, ou do contrário os níveis ficarão tão baixos, ou até mesmo caros, que não valerá mais a pena. Em um cenário caótico este seria o limite do aquífero. A solução é utilizar de forma inteligente, buscando maximizar os benefícios — conclui.

Fonte: http://www.espacoecologiconoar.com.br

Alfredo de Pontal

Autor & Editor

O portal Águas de Pontal abre as cortinas para mostrar o grande espetáculo da vida proporcionado pela Mãe Natureza e seus atores: o ser humano íntegro voltado à reconstrução.

 

Não perca nossas publicações...

Inscreva-se agora e receba todas as novidades em seu e-mail, é fácil e seguro!

Desenvolvido por YouSee Marketing Digital - Nós amamos o que fazemos
| Hosted in Google Servers with blogger technology |: